Não só de boas receitas vive um restaurante. Uma cozinha comercial depende de vários componentes específicos, que incluem equipamentos adequados, medidas de segurança e organização de espaço e fluxo.

A organização de cozinhas industriais tem o poder de otimizar o desempenho de qualquer estabelecimento de food service. Considerando isso, alguns fatores devem ser levados em conta quando o objetivo é manter uma cozinha organizada e eficiente.

 

  • Boa utilização do espaço

Otimizar o espaço em cozinhas comerciais pode ser uma tarefa difícil, a aglomeração de equipamentos grandes, por exemplo, pode dificultar a circulação de funcionários e dificultar a produção de alimentos tanto em qualidade quanto em quantidade. Projetar cuidadosamente o espaço ocupado é essencial para o pleno funcionamento desses estabelecimentos.

 

  • Economia

Há maneiras eficazes de diminuir custos em cozinhas industriais. Analisar todos os gastos com compra, aluguel, manutenção, posicionamento e energia consumida por equipamentos, e procurar alternativas pode salvar o orçamento de qualquer negócio.

 

  • Limpeza e saúde

A segurança dos seus funcionários, clientes ou hóspedes deve ser uma prioridade de gestores de restaurantes, bares e hotéis. Familiarizar-se com códigos de saúde e entender regras, regulamentos e protocolos de emergência é relevante, e pode ajudar em situações especificas e até ajudar na compra de equipamentos de acordo com suas particularidades.

 

  • Fluxo

A forma como uma cozinha comercial flui afeta desde o uso e desperdício de alimentos até a higiene do estabelecimento. A área de trabalho deve ser grande o suficiente para possibilitar a livre circulação do corpo de funcionários, incluindo estações de limpeza e primeiros socorros de fácil acesso.

 

  • Ventilação

A ventilação adequada é muito importante no design de cada cozinha comercial. Quem planeja o espaço deve ter em mente que a ventilação adequada é essencial para a segurança e o conforto de quem trabalha com alimentos, e ajuda na eliminação de odores nas áreas onde circulam clientes.

 

Fundada no ano de 1989 em Santa Catarina, a empresa expositora da HFN – Hotel & Food Nordeste METVISA possui uma linha completa em equipamentos e serviços para lanchonetes, bares, restaurantes, açougues, padarias, hotéis, hospitais, escolas e cozinhas industriais e comerciais em geral.

Presente em mais de 30 países, a METVISA oferece ao mercado soluções para o ramo gastronômico com qualidade e economia, transformando conhecimento em soluções aos seus consumidores.