Está enganado quem pensa que com a chegada de um novo ano a culinária não se renova. Com refino do que já existe e a introdução de novidades nunca vistas no Brasil, o setor de alimentação promete trazer surpresas e atender aos mais variados tipos de clientes no ano que está por vir.
1- Coquetéis – Nos últimos anos, é observado um crescimento enorme na indústria de coquetéis. 2019 será o ano de apostar em coquetéis clássicos, temáticos e sazonais. Coquetéis também servem como mecanismo de propaganda, já que resultam em excelentes fotografias para divulgação no Instagram.

2- Alimentação Saudável – A demanda por alimentação mais saudável promete ascensão, o que alavanca produtos com versões livres de lactose, glúten e gorduras. Hoje, mais da metade dos estabelecimentos de alimentação do Brasil já oferecem produtos orgânicos, sem lactose ou veganos.

3- Técnicas Artesanais – A busca pela saúde por meio da alimentação também é caracterizada por um resgate de técnicas mais simples e locais. Consumidores estão voltando sua atenção para latícinios, por exemplo, feitos de maneira artesanal, tendência que tem fundamento na preocupação da população com a qualidade dos alimentos adquiridos.

4- Café especial e derivados – Os benefícios do café são incontáveis. Em qualquer hora do dia, por qualquer motivo, o café é um dos produtos alimentícios mais consumidos, gerando energia para pessoas do mundo todo. Outras formas do produto já são vendidas em grandes cidades, como bebidas a base de café e infusões de leite, essências, especiarias ou licores, e são grandes apostas para 2019.

5- Cardápios minimalistas – A simplicidade brilha mais uma vez na proposta de cardápios mais básicos, com mais opções de acompanhamentos e personalização de alimentos. Também podem ser disponibilizadas porções menores de pratos, opção popular entre o público jovem.

6- Autoatendimento – Em meio ao retorno às tradições, os avanços na tecnologia marcam espaço nas tendências do setor. O atendimento mais rápido e ágil beneficia quem investe em totens de autoatendimento e aplicativos, que servem para agilizar processos como reserva de mesas, pedidos, e pagamentos.

7- Grab & Go – Só metade dos estabelecimentos brasileiros disponibilizam serviços de venda rápida, como lanches práticos denominados “grab and go”, (pegar e sair, em inglês). O modelo é comum em várias partes do mundo, mas ainda tem muito espaço para avanços no Brasil.