Celebrado no dia 21 de fevereiro, o Dia Nacional do Imigrante Italiano existe em reconhecimento à vasta comunidade italiana no Brasil, a data foi instituída em 2008, e representa o dia em que a primeira expedição de imigração, vinda da Itália ao Espírito Santo, teve início.

Além de outros aspectos da cultura, a culinária italiana também é amplamente difundida no Brasil. Em homenagem à data, selecionamos alguns pratos importantes da culinária italiana, fundamentais em restaurantes típicos.

  • Risoto

Prato típico do norte da Itália, o risoto significa literalmente “pequeno arroz”. Suas variações são infinitas, espalhadas pelo mundo todo, e acompanham todo tipo de prato. A versão original é baseada em arroz arborio ou carnaroli onde gradualmente é adicionando caldo de carne ou legumes junto com outros ingredientes até o arroz estar cozido e não poder absorver mais liquido.

  • Tortellini de Bolonha

Combinando ingredientes típicos da região de Bolonha, o tortellini reúne farinha, ovos, lombo de porcopresuntomortadela de Bolonha, queijo Parmigiano Reggiano, ovos e noz moscada., dobrados em forma de umbigo.  Devem ser comidos num caldo de galinha ou carne.

  • Lasagna

A lasagna (ou lasanha) dispensa apresentações por ser um dos pratos mais adotados por brasileiros. A receita sofreu inúmeras alterações com o tempo, mas mantém os tradicionais queijo, massa e molho bolonhesa. Ao redor do mundo, podem-se encontrar versões com bacalhau, frango, carne moída, presunto, e até vegetarianas com berinjela.

  • Carpaccio

Criado em Veneza, conta-se que o primeiro carpaccio foi pedido de um cliente que só podia comer carne crua. O nome vem do pintor Vittore Carpaccio, cujas pinturas eram de tom semelhante à carne.

  • Bruschetta

Com criação datada do século 20, a Bruschetta original leva torradas temperadas com sal, pimenta e azeite. Desde então, foram feitas diversas alterações incluindo versões com tomate, manjericão e queijo, entre outros ingredientes.

  • Gnocchi

Também conhecido como Nhoque, o prato foi difundido pela Europa pelo Império Romano. Sua primeira receita era feita de farinha, porém a consumida hoje normalmente tem base de batatas. Normalmente consumidos com Ragu ou manteiga e salvia.

  • Pão ciabatta

O pão típico requer a mistura de farinha, fermento e água por horas antes da preparação da massa. Ciabatta em italiano significa sandália, ou chinelos, e o pão foi batizado assim graças à sua forma mais plana.

 

 

  • Gelato

É o sorvete feito no estilo italiano. De fabricação artesanal, os gelatos tradicionais possuem menos ar em sua composição, não utilizam corantes, conservantes ou aromatizantes e tem menos gordura e menos açucares, ao contrário do seu primo industrializado, são sempre feitos com frutas da estação e ingredientes frescos.

  • Tiramisu

Típico doce italiano feito com queijo mascarpone, café, biscoito champagne, ovos, açúcar e cacau em pó.  Nasceu nos anos 50 no Hotel Roma na cidade de Tolmezzo, na região nordeste da italia.

  • Ossobuco

Prato original da Lombardia, o chambaril é constituído de carne da perna traseira do boi com tutano que, por não ser considerada uma carne nobre, é cozida durante horas em molho de vinho, legumes e especiarias. É uma receita rica em sabor e de baixo custo, que está se popularizando no Brasil.

 

A Il Pastificio nasce da paixão pela gastronomia do proprietários e chef Paolo Cacitti e Giovanna Centi. Paolo, natural do norte da Itália, da cidade onde nasceu o Tiramisù e Chef de cozinha e graduado na Escola Hoteleira Amerigo Vespucci de Milão nos anos 80 tem hoje 35 anos de experiência. No curriculum figuram colaborações com os estrelados chefs italianos Gualtiero Marchesi, Sergio Mej Vittorio Fusari e Roberto Gallina, entre outros.

A empresa, expositora da HFN – Hotel & Food Nordeste 2019, tem como missão oferecer massas frescas, molhos, pratos prontos, antepastos e sobremesas italianos de altíssima qualidade e produtos exclusivos, com praticidade e conveniência, superando as expectativas dos clientes e procurando divulgar a cultura italiana e zelando pela genuinidades das receitas tradicionais.