Recife recentemente vem mostrando uma nova face para turistas de todas as partes do país e do mundo: a do empreendedorismo. Em estudo recentemente divulgado pela Urban Systems, Recife aparece como vigésima melhor cidade do Brasil em questão de inovação e negócios, e em primeiro lugar entre cidades do Norte-Nordeste.

Veja alguns fatores que fazem de Recife o melhor lugar do Norte-Nordeste para fazer negócios.

1- Lazer + Negócios
Um dos setores em que mais se investe no estado é o de turismo, que está em ascensão por conta da adição do turismo de negócios na programação da metrópole. Trabalho + lazer é uma proposta promissora no Recife, e hotéis, pousadas e restaurantes procuram sempre estar preparados para receber todo tipo de público. Segundo estudos, 90% das pessoas que vem para Recife à procura de negócios ficam em hotéis e pousadas, e prolongam suas estadias até em média cinco dias, aproveitando muitas vezes para conhecer praias do estado.

2- Investimento
A capital do estado de Pernambuco proporciona contato com grandes empresas internacionais e um ambiente inspirador por meio de investimentos e oportunidades de crescimento em vários setores. Os governos do estado e da capital investe em infraestrutura para turistas empreendedores, favorecendo aeroportos, centros de convenções, restaurantes, hotéis, e vias de acesso a lugares estratégicos.

3- Inovação
Recife já foi comparado com o centro de inovação mundial: o Vale do Silício, em San Francisco, EUA. Por quê? Pode-se dizer que os dois lugares compartilham dos mesmos fatores que atraem empresas: ideias e economia. Além desses, podem ser listados infraestrutura e capital humano como pontos atrativos para quem quer investir em Recife.

4- Polo de Tecnologia
Várias multinacionais, como Samsung, HP, IBM, Microsoft e Fiat, montaram fabricas e centros de pesquisa em Recife, fazendo da cidade um dos maiores centros tecnologicos do Brasil. Também contribuindo para essa estatistística, existe o Porto Digital, administrado por organizações sociais sem fins lucrativos, que abriga mais de sete mil trabalhadorem em mais de 250 empresas, incluindo desde startups até multinacionais com incentivo governamental.

O Nordeste em geral atrai pessoas do Brasil e do mundo graças a beleza natural, clima, gastronomia, cultura e hospitalidade. Em todos os lugares da região, também é notório o crescimento e investimento no mundo dos negocios, combinando estrutura, diversão, trabalho e lazer, movimentando a economia da área e criando grandes oportunidades.