A confeitaria forma um modelo de negócio cada vez mais lucrativo nos dias de hoje, e se transforma em meio de vida e realização para muitas pessoas.
Um levantamento da Wise Guy Reports mostra que o mercado mundial de confeitaria deve ser avaliado em 2.5 bilhões de dólares até 2025. Tais dados comprovam o que muitos já sabem: o setor de confeitaria vem atraindo a atenção de muitos novos empreendedores e grandes empresários que pretendem investir no mercado de alimentação.
A seguir, enumeramos algumas das tendências já praticadas ao redor do mundo que podem servir como inspiração para a sua confeitaria!
1- Fator “artesanal”
Um dos grandes diferenciais que fazem o setor tão popular é o oferecimento de produtos artesanais, não produzidos em grande escala, que se destacam pelo sabor diferenciado e “caseiro” (mesmo que não seja). Com isso, pequenas empresas podem aproveitar do fator originalidade e fabricar produtos de alta qualidade por um preço mais elevado.
2- Sabores botânicos
Sabores florais estão em alta! A tendência começou em cafés e bebidas quentes, e logo migrou para itens de confeitaria. Ingredientes populares do estilo incluem lavanda, rosas e hibiscos para produtos mais doces, e ervas como alecrim, tomilho e manjericão para salgados.
3- Cores da época
Expresse-se em cores! Na era digital, pessoas preferem adquirir produtos mais fotografáveis, e nada melhor para chamar a atenção de consumidores do que cores da moda. Esse ano, estima-se que vários tipos de roxo, desde lilás até tons mais escuros apareçam nos holofotes, por exemplo.
4- Doces com álcool
Sobremesas que incluem bebidas alcoólicas em sua composição estão aparecendo cada vez mais em cardápios. Podem ser encontradas tortinhas de sabores inspirados em bebidas, sorvetes de licor, bolinhos de cerveja e muitos outros produtos similares entre os mais procurados de confeitarias internacionalmente.
5- Confeitaria saudável
A cada dia, as pessoas ficam mais ecologicamente conscientes, e por isso quase todos os setores da economia passaram por reformas para atender o público eco-friendly. Confeitarias vêm desde então tentando inovar, produzindo e divulgando produtos com o menor impacto ambiental possível, além de encontrar oportunidades relacionadas em itens de decoração e utensílios bons para o planeta.
6- Arte e criatividade
Uma boa ideia é fazer o cliente colocar a mão na massa. Alguns estabelecimentos fazem sucesso proporcionando a consumidores a experiência de decorar seus bolos, cupcakes e biscoitos, assim estimulando a divulgação orgânica do seu negócio e deixando cada produto com um design único, nunca repetitivo.
Qual dessas tendências você gostaria de experimentar? Inove em 2022 e ofereça um diferencial no seu estabelecimento!