Volta do Carnaval fez ocupação da rede hoteleira crescer em todo país
Após três anos, uma das festividades mais queridas do Brasil pôde ser celebrada novamente. O Carnaval retornou em 2023. Antes inviável por conta da Covid-19, a festa popular retornou graças ao aumento do número de imunizados, e com ela voltou também o aumento da ocupação da rede hoteleira em todo país.
No Rio, tradicional capital dos desfiles de samba, a ocupação de quartos de hotel foram acima dos 90%, segundo o HotéisRio. Só o interior do estado teve 92,65% de lotação entre os dias 18 e 22 de fevereiro. Ainda no Sudeste, a Região Metropolitana de Belo Horizonte contabilizou 11 milhões de pessoas, além de R$1,5 bilhão em movimentação econômica de atividades como comércio, hotelaria e afins.
Não tem como não falar também das cidades-irmãs Recife e Olinda. Tradicionais pelos blocos de rua e sendo Recife a sede do Galo da Madrugada, maior bloco de Carnaval do mundo, a região se beneficiou muito bem com a festividade. Recife teve 2,5 milhões de foliões e R$2 bilhões gerados na economia, além de uma ocupação da rede hoteleira de 91%. Ao mesmo tempo, Olinda teve mais de 3,9 milhões de foliões na rua, conforme apontam dados do Ministério do Turismo. Bahia e Paraíba também romperam a casa dos 90% da ocupação hoteleira, e se beneficiaram economicamente com o feriado.
Agora, o momento para os empresários do setor de hospedagem é de capitação de novidades do setor para os próximos feriados do ano. Uma ótima oportunidade para se capacitar é participando da feira HFN – Hotel & Food Nordeste, a Feira de Alimentação Fora do Lar e Hospedagem do Nordeste, que acontecerá entre os dias 08 e 10 de novembro de 2023, no Centro de Convenções de Pernambuco.
A feira espera receber mais de 22 mil visitantes e conta com diversos eventos paralelos de capacitação. Clique aqui para saber como participar!