Canudos de plástico são o 7º item mais coletado nos oceanos em todo o mundo e não podem ser reciclados, pois seu tamanho permite que eles passem por todos os filtros de lixo. Tais condições, e muitos outros fatores combinados fizeram boa parte do mundo aderir a campanhas que evitam o uso de tais instrumentos.
Bares e restaurantes são polos de produção de lixo plástico, principalmente na forma de canudos usados por clientes. Pensando nisso, reunimos algumas alternativas sustentáveis que podem ser inseridas na rotina de restaurantes que pretendem mudar seus hábitos de acordo com o meio-ambiente!
– Papel
Na sua forma mais simples e biodegradável, canudos de papel são feitos de recursos renováveis. Algumas versões duram até três horas em bebidas, e podem vir em várias cores diferentes.
– Metal
Canudos de aço inoxidável são mais caros, porém têm a vantagem da longevidade e resistência, e normalmente são comercializados com escovas próprias para a higienização. Existem também versões de metais como prata ou titânio, para estabelecimentos de luxo. Canudos de metal também podem ser reciclados!
– Vidro
Se comparado com outros materiais, o vidro tem a vantagem da visibilidade. É comercializado em vários comprimentos, tamanhos e cores, e não oferecem risco de quebra fácil, pois são feitos de vidro reforçado e durável. Canudos desse tipo não adquirem gosto nem cheiro, não alteram o gosto da bebida, e podem ser reciclados.
– Canudos de silicone
Embora difícil de ser reciclado, o silicone produz muito menos gases de efeito estufa do que o plástico. Canudos feitos desse material não apresentam nenhum risco de quebra, e são de alta durabilidade. Normalmente são comercializados em versões coloridas.
– Bambu
O bambu é altamente sustentável e de crescimento rápido. Canudos feitos dele são resistentes e biodegradáveis, podendo ser descartados e rapidamente compostados. Além disso, estabelecimentos com esse tipo de canudo incrementam seus drinks com uma aparência orgânica.
– Canudos comestíveis
Alguns projetos de canudos comestíveis já são sucesso em várias partes do mundo. Feitos com açúcar, gelatina e amido de milho, existem versões sem sabor e transparentes, assim como alguns com aromas harmonizantes, que prometem contribuir com a bebida.
– Opções orgânicas
Assim como as opções de bambu, outras alternativas para o canudo de plástico são feitas de materiais orgânicos. Canudos de palha (feitos de caule de trigo seco, 100% compostável), caule de papaya (da palha natural do mamão) e de mandioca (descartáveis, servem como adubo e já são usados em mais de 60 restaurantes no DF) são ideias originais, criativas e de fácil descarte.
– Canudo opcional
Como é feito em vários restaurantes no Brasil e no mundo, é uma ideia sustentável não oferecer canudos a clientes, a não ser que sejam pedidos. Além de colaborar com o meio-ambiente, o empreendedor que não estimula o uso de canudos plásticos tradicionais em seu estabelecimento economiza na compra deles.