Hoje em dia é fato que a maioria dos brasileiros têm como hábito pedir comida em casa ou no trabalho. Por isso, o setor de delivery – serviços de entrega – foi um dos que mais cresceu nos últimos anos. De acordo com dados da Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, o ano passado trouxe faturamento acima dos R$ 12 bilhões para quem investe em entrega de alimentos, porcentagem que chega a 58% dos restaurantes brasileiros.

CONSUMIDORES

Quem aposta em delivery por aplicativos tem atraído clientes e aumentado as vendas, já que muitos consumidores preferem estabelecimentos que oferecem entregas principalmente em grandes centros, onde as rotinas são mais intensas. E os motivos para essa preferência podem ser explicados pela vantagem inegável da comodidade no atendimento e a praticidade. Ao invés de sair de casa em horários de pico para fazer uma refeição, milhares de brasileiros optam por fazer pedidos via app, assim evitando gastos com transporte, tempo de locomoção, etc.

RESTAURANTES

Para proprietários de estabelecimentos de alimentação, oferecer opções de entrega em aplicativos agiliza a linha de produção e aumenta o faturamento. Muitos restaurantes chegam até a não possuir lojas físicas, e receber pedidos somente por aplicativos. A economia se dá na baixa necessidade de mão-de-obra, já que o aplicativo serve como um garçom virtual, expondo o cardápio e realizando o pedido.

Ainda de acordo com a pesquisa realizada pela Abrasel, 44% das empresas que oferecem serviços de entrega em aplicativos só começaram a aceitar pedidos de delivery nos últimos dois anos, o que indica um aumento vertiginoso na demanda pelo serviço. Apenas 29% dos restaurantes participantes da pesquisa ainda recebem pedidos por telefone.

VANTAGENS

Aplicativos como Rappi – startup colombiana fundada em 2015, mas que se popularizou no Brasil em 2018 – e Iboltt – app pernambucano que serve como serviço de logística dos mais variados tipos de itens – vêm construindo o hábito em brasileiros de pedir comida pela internet, e as vantagens para quem investe nas plataformas são grandes.

Para consumidores, há a tecnologia de poder filtrar restaurantes e especificar condições de entrega para os produtos, como tempo, endereço, e personalização de itens do cardápio, com menos chance de erro do que nas antes utilizadas ligações.

Já para estabelecimentos, “aplicativos de delivery trouxeram muita praticidade, já que ao aderir a tais serviços, restaurantes se beneficiam de toda uma estrutura de marketing e logística para que o produto chegue na mesa do consumidor final”, como explica Eduardo Salazar, diretor executivo da Abrasel-PE e franqueado da rede Quanto Prima. “Aplicativos como esses conseguem atingir mais consumidores do que os restaurantes por conta própria. É uma grande solução, na conjuntura econômica atual, para empresários incrementarem as vendas”, ele conclui.