Empreendimentos do mercado de alimentação, como bares, restaurantes e similares, devem sempre atentar ao risco que pragas urbanas oferecem a trabalhadores e clientes.

O controle de pragas em tais ambientes deve ser uma preocupação em todas as fases da distribuição do alimento, desde a produção até o consumo. É fundamental para a proteção da saúde de todos e da reputação do estabelecimento tomar as providências certas em relação ao controle de pragas. Por isso, reunimos aqui algumas medidas importantes para gestores que mantém seu bar ou restaurante livre de ameaças à saúde.

 

  • Atenção ao lixo

Em restaurantes, é comum a produção de grandes quantidades de resíduos e lixo, que atraem pragas urbanas. Por isso, é recomendada a limpeza dos lixeiros de cozinha com frequência, mantendo sempre as sacolas bem vedadas. Além disso, os resíduos devem ser colocados para fora do estabelecimento somente poucas horas antes da coleta, já que animais como ratos são atraídos para as proximidades do bar ou restaurante à procura da comida oferecida.

 

  • Ambiente interno e externo

O cuidado com o ambiente físico de onde o negócio é situado requer a fiscalização do que entra e sai do local. A invasão de pragas por meio de caixas e embalagens de alimentos é comum, por isso sempre é recomendada uma triagem dos produtos trazidos para dentro. Mas a atenção com o restaurante não se restringe ao interior. Gestores devem atentar ao ambiente externo, evitando redes de esgoto, calhas elétricas, vegetação, depósitos ou fontes de água.

 

  • Limpeza

A limpeza de caixas d’água e de gordura com frequência e periodicamente são essenciais em qualquer negócio de alimentação. Matéria orgânica em decomposição, alta temperatura e umidade elevada são condições favoráveis para a proliferação de pragas urbanas, e por isso é importante também limpar os ambientes após o encerramento das atividades diárias.

 

  • Tratamento

Após tomadas todas as medidas de prevenção, deve-se contratar empresas especializadas no uso de produtos químicos para controle de pragas. Os prestadores de serviço devem sempre seguir os padrões da Vigilância Sanitária e utilizar produtos registrados no Ministério da Saúde.

 

  • Equipe

Por fim, para a eficácia de programas de limpeza e saneamento em qualquer empresa, é fundamental a colaboração das equipes envolvidas. É importante instruir funcionários sobre a importância da manutenção do ambiente, e da fiscalização mútua, preservando a saúde e trabalho de todos.

 

Com uma completa estrutura, a Líder Saúde Ambiental está preparada para eliminar qualquer tipo de praga urbana de empresas. A empresa, expositora HFN – Hotel & Food Nordeste 2019, está há 30 anos no mercado e realiza dedetização, higienização de reservatórios e serviços de impermeabilização utilizando produtos de alta qualidade.