Não é novidade para ninguém que todas as regiões do Brasil são cheias de atrações e pontos turísticos atrativos para todos os tipos de público. O Nordeste do país, em particular, é conhecido por sua cultura rica em arte e história.
Por isso, no dia do Museu, listamos alguns dos melhores ou mais populares museus da região Nordeste. Aproveite e inclua um deles no roteiro da sua próxima viagem!
Museu Afro-Brasileiro (Salvador, BA)
O MAFRO – Museu Afro-Brasileiro trata unicamente da cultura africana, e destaca a sua importância na construção da identidade cultural do Brasil. O museu, que é parte da Universidade Federal da Bahia, foi inaugurado nos anos 80 e é hoje uma referência em ações contra o preconceito racial e religioso.
O valor cobrado para a entrada é de R$ 6,00, e o benefício de meia-entrada é dado a estudantes, crianças de até 10 anos e idosos.
Saiba mais em: mafro.ceao.ufba.br
Instituto Ricardo Brennand (Recife, PE)
Instituição fundada pelo empresário Ricardo Brennand, o museu se destaca pelo acervo medieval, contando com pinturas, esculturas, documentos e outros objetos de origem histórica (desde a Baixa Idade Média ao século 21). Situado no Castelo São João, o museu inclui uma pinacoteca, uma capela e uma galeria, além de um vasto jardim. O Instituto Ricardo Brennand foi contemplado com a 17ª posição na lista Travelers’ Choice Museus, onde os usuários do site Trip Advisor votam em quais seriam os melhores museus do mundo, sendo o mais alto qualificado no país.
O valor cobrado para a entrada é de R$ 20,00, e o benefício de meia-entrada é dado a estudantes, pessoas com deficiência, professores e idosos.
Saiba mais em: institutoricardobrennand.org.br/index2.html
Estação Cabo Branco (João Pessoa, PB)
A estação Cabo Branco é um complexo de cultura e ciência projetado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Nos seus mais de 8 mil metros quadrados, são situados cinco edifícios, entre exposições e centros culturais.
Saiba mais em: joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb/
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Fortaleza, CE)
O “Dragão”, como é popularmente conhecido, foi fundado em 1999, e foi a primeira Organização Social criada no Brasil. Suas atrações incluem museus de história e arte, teatros, auditórios, um planetário e um parque. Lá também acontecem shows nacionais, normalmente com entrada gratuita ou por preços simbólicos.
Museu Cais do Sertão (Recife-PE)
Antigos armazéns portuários predominam na área do centro do Recife, atualmente abrigando estabelecimentos como restaurantes, lojas, e centros de artesanato. Mas um em particular reúne elementos culturais e históricos do sertão da região Nordeste, encantando turistas e visitantes locais.