Baratas, ratos, escorpiões e formigas. Todos esses são considerados as principais pragas do meio urbano e que você provavelmente conhece muito bem. Mas, muito além do que a sensação de nojo ou medo que eles nos causam devido a sua aparência peculiar, esses bichos também podem ser vetores de graves doenças.

Existem algumas medidas que podemos tomar para evitar a proliferação dessas pragas, como a técnica dos 4 As. Conheça a seguir:

• Acesso
A primeira medida a se tomar para evitar a proliferação de insetos é bloquear o seu acesso. O primeiro passo parece simples, mas é de extrema importância: o conserto de frechas, aberturas e rachaduras.
Atenção especial: Ralos e bueiros precisam estar protegidos por grades e tampas. Dessa forma, esses bichos não terão acesso à sua residência.

• Abrigo
Da mesma forma que nós, seres humanos, precisamos de abrigo para nos protegermos do frio e da chuva, com os insetos acontece o mesmo; eles também necessitam de um lugar seguro – geralmente lugares escuros e secos – para a instalação da colônia.
Lembre-se de manter a limpeza constante, em especial em ambientes que dificilmente acessamos.

• Alimento
Restos de alimentos e embalagens descartados de forma incorreta podem se transformar em um enorme banquete para ratos, baratas, formigas, escorpiões e várias outras pragas. Por isso, tenha o cuidado de descartar esses resíduos corretamente.

• Água
Alguns insetos necessitam da água para se reproduzirem, como é o caso do famoso mosquito Aedes aegypti, vetor da Dengue, Chikungunya e Febre Amarela. Ambientes com água parada favorecem o desenvolvimento da larva até o seu estágio mais avançado. Por isso, mantenha o cuidado de tampar qualquer recipiente com água e não permitir o acúmulo de líquidos.

Essas são medidas para evitar a aparição desses inquilinos indesejados. Mas, caso eles já tenham se instaurado no seu lar ou no seu ambiente de trabalho, é essencial a contratação de um serviço especializado no combate e controle de pragas.
A Líder Saúde Ambiental, expositor HFN – Hotel & Food Nordeste 2021, é especializada em soluções ambientais e sanitárias, prestando serviços no controle de vetores e pragas urbanas e qualidade de água. Com seus mais de 5.000 Clientes em 16 estados do Brasil, a Líder Saúde Ambiental possui um corpo técnico altamente capacitado formado por biólogos, agrônomos, gestores ambientais, supervisores e técnicos altamente qualificados.