Hoje é o dia de comemorar a mais antiga região brasileira, cenário de tantos fatores históricos, culturais e econômicos marcantes para a identidade do nosso país.
O Dia do Nordestino é uma data comemorativa celebrada desde 2009, criada em São Paulo. A escolha do dia foi de autoria do vereador Francisco Chagas, em homenagem ao aniversário do poeta, compositor e cantor cearense Patativa do Assaré.
O artista homenageado nasceu em Assaré (CE), e teve uma infância de luta, com pouco espaço para os estudos formais. Porém, sua vocação para a arte logo se manifestou, e seu primeiro livro, “Inspiração Nordestina”, foi lançado em 1956. A obra foi reconhecida nacionalmente, dando a Patativa do Assaré prêmios de literatura e poesia.
Ao relembrar a vida e arte do poeta, a data comemorativa celebra as raízes e tradições culturais da região Nordeste, que abrange música, estética, literatura, culinária típica e dança influentes em todo o Brasil.
Uma prova do impacto do estilo de vida e cultura nordestinos pode ser mostrada em números: Segundo a Câmara Municipal de São Paulo, em 2009 aproximadamente 4 em cada 11 habitantes da maior cidade brasileira tinham descendência nordestina.
E uma curiosidade: o Dia do Nordestino não é comemorado no dia 8 de outubro em todo o Brasil. O Rio de Janeiro o considera em 13 de dezembro e a data foi alterada até mesmo no estado que a criou, sendo celebrada no dia 2 de agosto.
Porém, o 8 de outubro permanece na memória popular, e hoje tem mais relevância do que as datas oficiais!