Aproximadamente um terço de toda a comida produzida no mundo é jogada fora o que causa o desperdício de um bilhão de toneladas de alimentos (o que representa mais de quatro vezes a quantidade necessária para acabar com a fome no mundo).
Além do desperdício por sobra de comida, más condições de armazenamento, logística e transporte de produtos alimentícios são grandes fatores que contribuem para o desperdício em todo o planeta.
Estudos estimam que se seguirmos produzindo e consumindo no ritmo atual, alimentos e água no futuro não serão suficientes para toda a população, e a disputa por recursos só tem a aumentar. Por isso, a seguir listamos algumas dicas sobre como evitar o desperdício de alimentos de forma simples, para quem pensa em diminuir o desperdício em qualquer cozinha, seja em bares, restaurantes, hotéis ou até mesmo em casa.
1. Faça uma lista de compras
Cheque o estoque de alimentos antes de fazer compras! Observe quais alimentos você realmente precisa comprar, assim evitando estoques desnecessários. Além de auxiliar na quantidade correta de alimento, a prática reduz o gasto financeiro.
2. Verifique a validade dos produtos
Quando for cozinhar, dê preferência a alimentos que estão próximos do vencimento e evite que eles sejam desperdiçados.
3. Aumente a periodicidade das compras
Em vez de fazer uma grande compra por mês, por exemplo, comprar mais vezes e adquirir menos alimentos é uma forma de evitar o desperdício. Essa medida pode ajudar a adquirir apenas o necessário, evitando o estoque de alimentos que acabam estragando.
4. Armazene os alimentos corretamente
Antes de refrigerar produtos orgânicos como frutas, verduras e legumes, higienize-os e seque-os. Depois do consumo, guarde esses alimentos em embalagens devidamente seladas para evitar a proliferação de bactérias e o estrago precoce.
5. Aproveite os alimentos
Aproveite seus alimentos até o fim. É possível reaproveitar partes incomuns, como as sobras e cascas das frutas, por exemplo.
6. Potes transparentes
Se sobrou comida, na hora de guardá-la escolha potes transparentes. É uma atitude simples, que ajuda você a lembrar que determinado alimento está guardado.
7. Invista em equipamentos melhores
Os equipamentos da sua cozinha podem ser culpados por grande parte do desperdício gerado. Aparelhos de refrigeração com mau funcionamento não garantes que seus alimentos estejam armazenados na temperatura correta, o que acelera o processo de decomposição e perda de qualidade.
8. Reduza a quantidade de lixo orgânico
Reduza a quantidade de restos de comida jogada no lixo. Você pode aprender a fazer compostagem simples, e utilizar o húmus produzido em um jardim, por exemplo. Desse jeito, você está contribuindo para a diminuição de lixo orgânico que acaba em aterros.
9. Empregue a economia
Colocar no prato mais do que se vai comer em restaurantes é um problema, pois normalmente acabamos deixando restos de comida no prato. Pense duas vezes na hora de fazer refeições. Você economizará dinheiro e evitará desperdícios!
Com os diferenciais de qualidade, durabilidade, e assistência técnica própria em todo território nacional, a Selovac, expositora da HFN – Hotel & Food Nordeste 2019, promove e condiciona o fim do desperdício de alimentos, e assim alavanca as vendas de bares, restaurantes e outros estabelecimentos, aumentando a lucratividade. Líder no segmento de mercado em que atua, a Selovac desenvolve, em parceira com seus clientes, soluções para os seus negócios que otimizam o desempenho no dia-a-dia e geram resultados significativos.