Evento acontece durante a HFN – Hotel & Food Nordeste de 3 a 5 de novembro em Pernambuco 

O Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste (FHAN), atração da HFN – Hotel & Food Nordeste, seguiu ontem (4) com palestras sobre marketing, tecnologia e gastronomia. Com muito conteúdo para a hotelaria e uma grade de programação focada nas tendências do setor, a feira conta com 400 marcas expositoras e está sendo realizada em paralelo com a Super Mix até hoje (5) no Centro de Convenções de Pernambuco.

A abertura do segundo dia ficou por conta do tema “Os Novos Desafios de Marketing e Vendas”, discutidos pelo especialista em marketing e vendas Jefferson Munhoz, e o estrategista em comunicação Daniel Mourão. Com uma proposição sobre as estratégias que devem ser abordadas pelas empresas a partir dos indicadores de análise de dados, Jefferson destaca: “O pensamento deve ser estratégico, as visitas virtuais e os vídeos continuam em alta, mas o relacionamento direto com o cliente voltou.” Já Daniel enfatiza que as mídias sociais têm um papel relevante na escolha do cliente, mas não são a única fonte de inspiração. “É inegável a importância do smartphone e a força do Instagram como vitrine. O conteúdo é imagético, então tem que ter investimento na identidade e personalidade do seu produto”.

O expert em soluções para acessos Sebastian Barrionuevo complementa a rede de palestras voltadas ao marketing digital e como a tecnologia ganha cada vez mais força no setor, a partir do tema discutido “O check-in digital e outras formas de potencializar o atendimento”. Traz a discussão de que a otimização do check-in é uma forma de deixar tudo tecnológico e aperfeiçoado com uma operação 100% interligada em todas as áreas do hotel. Sebastian enfatiza: “Não é apenas comprando o software, mas realmente integrando todo o setor de TI. É possível utilizar o mobile para tudo”.

Finalizando o segundo dia, o estrategista Henrique Michel trouxe as “Tendências da Gastronomia nos hotéis” destacando o aumento do e-commerce e a inclinação do consumo consciente com a comida sendo pautada na saúde, qualidade e na sustentabilidade. “Durante a pandemia houve um renascimento da necessidade do bem estar, revigorou a consciência de saúde com alimentos mais funcionais, saudáveis e prazerosos. É necessário ofertar comidas alternativas para que todos os públicos sejam contemplados”, pontuou Henrique.

O FHAN é uma realização da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE) com curadoria do Hotelier News e da Escola para Resultados. E, no último dia de evento apresenta as palestras “Benefícios da adequação à Lei Geral de Proteção de Dados” com o expert em segurança da informação Jorge Muniz. As “Novas Fontes de Energia” fica por conta do consultor Gilberto Vasconcelos e fechando o evento “Contratação no pós-pandemia”. Quem vai fazer a diferença?”, que será ministrada pela psicóloga e especialista em gestão de pessoas Patrícia Ghisleni. 

Texto: Solar da Comunicação