Por Matheus Lessa

 

Se você está abrindo seu primeiro restaurante ou se tem mais de 100 restaurantes existentes, você necessita ainda anunciar. Poucos restaurantes têm um cliente suficientemente fiel ou uma magnífica localização para sobreviver sem publicidade. Embora a publicidade tradicional pode ser cara, existem algumas maneiras baratas (mesmo grátis) para anunciar o seu restaurante. A mídia social, uma vez considerada “nova mídia” é agora um dado para qualquer pequena empresa.

Usando algumas plataformas de mídia social você pode chegar a um público amplo e ajudar a promover o seu restaurante e assim obter a melhor e mais eficiente propaganda, que é o “boca a boca”.

 

Publicidade para um novo restaurante

Novos restaurantes precisam de publicidade para obter clientes. Antes de começar a colocar anúncios em jornal, televisão, rádio e construir uma página no Facebook ou Instagram, decida quem é seu público-alvo. Você está esperando atrair famílias, pessoas de negócios? Depois de decidir quem você quer atrair, decida quanto dinheiro você tem que gastar em sua campanha publicitária inicial. Publicidade para um novo restaurante e muito importante. Portanto, não economize nesse quesito.

 

Mídias Sociais para Restaurantes

As mídias sociais oferecem aos restaurantes urna forma de construir uma forte presença on-line, que por sua vez estabelece fidelidade a marca com os clientes existentes e atrai potenciais clientes.

Campanhas de marketing em mídias sociais proporciona aos restaurantes a oportunidade de vender seus produtos e serviços. As mídias sociais utilizam sites como Facebook, Twitter, Instagram, TripAdvisor. Essas plataformas reúnem conversas on-line e imagens que vão te ajudar a construir uma identidade online para o seu restaurante.

Tão importante quanto ter seu perfil nas redes sociais para divulgar sua empresa, marca, negócio ou produto, é que você faça a manutenção diária da página, publicando conteúdo com frequência e respondendo às mensagens, principalmente às críticas. Demorar em responder uma crítica pode influenciar outros clientes negativamente.

O primeiro passo para isso é fazer com que sua página seja encontrada por seu público alvo, seja organicamente ou patrocinado. Aproveite os cartões de fidelidade e a divulgação de promoções para apresentar a página de seu estabelecimento nas redes sociais.

 

Publicidade durante todo o ano

Suas táticas de publicidade e marketing do restaurante devem mudar com as estações do ano. Você tem que pensar estratégias desde as férias, e dias de muito movimento como Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia Internacional da Mulher e também para o período de baixo movimento. Crie e desenvolva boas ideias para manter o restaurante a todo vapor durante o ano todo.

Você também deve manter seu cardápio atualizado e quando começar a publicidade para diferentes estações. Outros exemplos são as degustações de queijos e vinhos ou bebidas especiais, sopas para épocas mais frias.

 

Promoções de restaurantes

As promoções do restaurante são grandes porque podem funcionar diariamente ou semanalmente ou durante todo o ano. Eles oferecem a oportunidade perfeita para mostrar a apreciação do cliente e trazer alguns negócios extra ao mesmo tempo. As promoções do restaurante podem variar de um happy hour noturno ou urna degustação para clientes com rótulos especiais de bebidas.

As promoções podem ser tradicionais, tais como: 50% de desconto em determinado prato, ou um jantar para dois e paga somente um, desconto em horário de happy hour, entre tantas outras. Pedir a participação do cliente faz com que ele se sinta importante.

Você também pode integrar promoções com sua campanha de mídia social. Por exemplo, oferecer um concurso para todos os clientes que postam uma selfie em seu restaurante no Instagram ou Facebook. Qualquer um que faz será inscrito para ganhar ou participar de um sorteio para um voucher de presente de determinado valor. Ou uma refeição livre, etc. Isto faz duas coisas: comida clientes a começar uma conversa sobre seu restaurante com seu círculo social, mostrando quanto o gostam e ele incentiva outros a gostar de suas páginas e conhecer o seu restaurante.

 

Publicidade para um restaurante não tem que ser caro ou demorado. Pode realmente ser muito divertido se você convidar seus clientes a fazer parte dela. A chave para uma boa publicidade é a consistência. Executando anúncios e postagem em mídias sociais em uma base regular ajudará a manter seu restaurante relevante online. Este servirá como um lembrete para os clientes que é hora de parar por uma bebida e jantar.

 

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