No passado, os hotéis não tinham de se preocupar em vender mas apenas em receber os hóspedes e isso os fez se acostumar com uma cultura reativa, e enquanto estavam “deitados no colchão” o senário econômico flutuava, a tecnologia avançava e as necessidades se adaptavam.
Antes de efetivamente reservar um hotel, as pessoas percorrem um caminho prévio em busca da concretização da viagem.
- Sonho/desejo:
Quando algo desperta a vontade ou necessidade de viajar para algum lugar.
- Planejamento:
Quando a pessoa começa a pesquisar possíveis caminhos para realizar o sonho/desejo de viajar.
- Reservas:
Depois de muito pesquisar, o viajante escolhe o destino, a companhia de viagem e o local onde irá se hospedar.
- A viagem:
É o momento em que todo o planejamento é colocado em ação e sonho começa a sair do campo do planejamento.
Esse caminho é conhecido no marketing como Jornada de Compra da Hotelaria. Ter esta jornada mapeada é um dos primeiros passos de uma estratégia de marketing efetiva!
O conceito de Marketing Digital para hotelaria (MDH) representa uma forma de conectar o hotel aos hóspedes de uma maneira mais natural para os clientes e mais rentável para os negócios com uma estratégia de visão integrada.
Em linhas gerais pode ser entendido como uma forma de promover o hotel utilizando a internet, com o princípio de que o relacionamento do sonho à reserva deve acontecer desde o primeiro momento diretamente com os próprios canais digitais como o site e perfis/páginas em mídias sociais, criando uma relação de confiança entre o hotel e o hóspede.
É uma metodologia composta por quatro etapas onde em cada uma há um conjunto de ações específicas fazendo com que as pessoas se inspirem, sejam atraídas, reservem e principalmente, fiquem engajadas com o seu hotel, isto é, utilizando o recurso certo no melhor momento de acordo
com o comportamento de compra do futuro hóspede.