O Dia da Mulher representa luta, história e celebração de conquistas. Por isso, em homenagem a essa data, trazemos um exemplo de mulher que lutou pelo amor ao seu trabalho e hoje inova nos setores de hospedagem e alimentação.

Entrevista com Rosa Nascimento – Proprietária do Hotel Central

Rosa Nascimento passou de cozinheira para proprietária do Hotel Central, no centro do Recife, e nos contou sobre suas adaptações decorrentes da pandemia e expectativas para o futuro. 

HFN: Você tem uma história profissional impressionante. Ainda assim consegue enxergar barreiras criadas pela misoginia no seu ambiente de trabalho?

Rosa: Sim, infelizmente, ainda vivemos  numa sociedade machista, onde alguns homens não aceitam mulheres na liderança. Percebo que as novas  gerações estão evoluindo, mas ainda encontro esse tipo de pensamento.

HFN : Você fez algo de diferente para mudar o cenário da sua empresa na pandemia?

Rosa: Como todo mundo, tivemos que nos adaptar durante a pandemia. Uma das ações que mais deram resultado foi o delivery, já que iniciamos cedo fazendo entregas com a família, aderimos a algumas plataformas de vendas on-line e pedimos ajuda dos amigos na divulgação desse “novo serviço” oferecido pelo restaurante Tempero da Rosa. Para nossa surpresa e alegria foi um sucesso, um alívio, a luz no fim do túnel. 

HFN: Qual a sua maior expectativa de agora em diante?

Rosa: A vacina, não tenho dúvida. Só com todos vacinados, estaremos seguros para tocar a vida em frente. Espero que chegue logo, pois é muito triste ver pessoas morrendo por falta de leitos em hospitais, comércios fechando as portas, pais e mães de família desempregados. Queremos ver tudo funcionando, voltar a abraçar as pessoas, sentar para conversar, sair para passear e aproveitar a vida com segurança.

 

Entrevista com Juliana Britto – Proprietária do Catamaran Tours

Administrar uma empresa do seguimento de eventos, turismo e alimentação nessa pandemia tem sido um grande desafio. Buscamos criar novos produtos, campanhas de marketing com desconto nos serviços e nos adaptamos à nova realidade imposta. Não tem sido fácil, mas o importante é continuar existindo, com respeito aos protocolos e tomando todo o cuidado com a saúde de todos, na certeza de que a pandemia irá acabar e que as coisas irão, aos poucos, voltando ao normal.

 

Entrevista com Brenda Silveira, Diretora Executiva do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau

HFN: No início da pandemia, qual foi a sua primeira atitude em relação ao sua carreira?
Brenda: No Porto de Galinhas Convention temos diversos associados entre hotéis, restaurantes, pousadas e similares. O nosso trabalho aqui para a região foi primeiro acalmar os clientes e não parar a comunicação com essa base. Também fizemos uma série de eventos para mostrar o cenário para as empresas associadas, e nosso foco foi apurar os fatos, levar conhecimento ao público e tentar amenizar o estrago que estava acontecendo no setor.

HFN: Em algum momento você sentiu medo?
Brenda: Tive medo em função das pessoas que trabalham com turismo aqui na região e precisavam de ajuda. Por isso nos juntamos para arrecadar alimentos, realizamos parcerias importantes e assim conseguimos ajudar muitos informais e pequenas empresas da região, além da realização de mutirões em prol da retomada do turismo em Porto de Galinhas.

HFN: Qual a sua maior expectativa de agora em diante?
Brenda: A expectativa que temos é que as empresas de porto de Galinhas continuem unidas como estão agora, para que sigamos superando as adversidades.