O mercado de alimentação está sempre se reinventando, por competitividade saudável entre estabelecimentos assim como por necessidade, já que novos hábitos surgem junto com novas gerações. As formas de comer fora do lar e de escolher locais para fazer refeições se tornaram mais dinâmicas, e é essencial que empreendedores tenham em mente para quem se presta o serviço, e que os negócios sejam adaptados às exigências do seu público.

Aprenda um pouco sobre o perfil do novo principal consumidor da indústria de food service!

Hoje em dia, bares, restaurantes e derivados são caracterizados pela presença de clientes pertencentes à Geração Y, ou millenials. Nascidos no período entre 1980 e 2000, millenials ou echo boomers apresentam prioridades, expectativas e comportamentos característicos, diferentes dos hábitos de gerações anteriores.

Global + Local

Chamados de glocals – junção das palavras global e local –, millenials são capazes de absorver tendências globais e colocá-las em prática localmente.

Interação e diversão

São pessoas sociáveis, gostam da companhia de amigos e família na maioria das ocasiões (inclusive ao fazer refeições). Millenials geralmente prezam pela diversão nos momentos simples, e fazem questão de aproveitar cada segundo.

Conexões Offline

São verdadeiros, e buscam conexões reais com quem se relacionam, apesar da influência digital forte nas suas vidas, sempre conectadas em redes sociais. Membros da Geração Y desejam se conectar ao mundo offline, por meio de interações diretas com pessoas para trocar experiencias e viver plenamente o conceito de comunidade, prestando atenção nos detalhes e na autenticidade de pessoas, objetos e marcas, sempre buscando experiências novas.

Vivências sensoriais

A influência do perfil e características desse grupo no modo de consumir produtos de food service se dá no fato de millenials buscarem vivências sensoriais intensas, o que inclui o paladar. Temperos únicos e condimentos fazem a diferença na preparação de pratos para essa geração.

Além da refeição

A clareza sobre a procedência e relacionamento com fornecedores desde o início da produção do alimento. Além disso, eles buscam gastronomia que traga conforto pelo apelo local e característico, com atmosfera única.

Ao entender para quem se vende produtos de alimentação, estabelecimentos devem dar atenção aos detalhes, fazendo da refeição uma experiência a ser vendida. Muito além da refeição, cada característica de um restaurante – desde o preparo de pratos, o ambiente, a identidade visual do estabelecimento – tem um papel decisivo na impressão que o negócio deixa.