Buscar tendências do mercado, inovação e capacitação se mostra a principal estratégia para o setor de panificação para 2018, com foco em oferecer um serviço e atendimentos cada vez mais impecáveis para os consumidores.
Veja abaixo algumas dicas dessas tendências e inovações do setor para atrair ainda mais seu público.

Produtos Específicos:

Padarias e confeitarias estão oferecendo cada vez mais opções diversificadas de alimentos e produtos para pessoas que possuem restrições alimentares como, celíacos, pessoas com intolerâncias alimentares em geral.

Uma boa prática e muito bem aceita pelos consumidores, é complementar os produtos ou receitas tradicionais, adequando-as para um público restrito e cada vez mais exigente, tornando-se um grande diferencial para os estabelecimentos.

 

Capacitação Profissional

Padeiros e confeiteiros valorizados no mercado e com formação / profissionalização consistentes.

Atuar no mercado de trabalho como padeiro ou confeiteiro profissional requer, antes de mais nada, especialização, técnica e treinamento. Nos dias atuais, com a agitação do mundo moderno, muitas pessoas estão abrindo mão de fazerem suas refeições em casa. Neste sentido, observa-se um crescimento constante nos bares, restaurantes, padarias, mercearias, mercados e supermercados, o que exige, portanto, a contratação de mão de obra especializada para atender a esta demanda. Então lá vai uma dica para guardar no coração:

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é reconhecido como modelo de educação profissional e pela qualidade dos serviços tecnológicos que promovem a inovação na indústria brasileira, confira os cursos de confeitaria e padeiros que eles possuem em sua grade, que é só sucesso!

Curso de Confeitaria: http://www.pe.senai.br/cursos/detalhe/curso/1/#.Wlda0ainHIU

Curso de Padeiro: http://www.pe.senai.br/cursos/detalhe/curso/8/#.WldbA6inHIU

 

Boulangeries ou Boutiques de Pão.

Na contramão das grandes padarias, que viraram uma mistura de restaurante e minimercado, as boulangeries são especializadas em pães artesanais. A variedade de tipos e sabores é grande e muitos com toque gourmet.

Por isso o pão tradicional vem ganhando diferente versões cada vez mais diferenciados e com utilização de produtos não convencionais como damasco, frutas secas, variedades de cereais, nozes e muitos outros, que sendo explorados da maneira correta, trazem sabores incríveis e vem conquistando o paladar dos consumidores.

E claro não poderia faltar a nossa dica do chef, uma receitinha gourmet de pão sem glúten e sem lactose.

Fonte Pixabay

Pão de amêndoas sem glúten e sem lactose

Ingredientes:

1 e 1/2 xícara de farinha de amêndoas – só bater as amêndoas no liquidificador até virar farinha

3/4 xícaras de polvilho doce

1/4 xícara de farinha de linhaça dourada

1 colher de chá rasa de sal

1 colher de chá de açúcar – eu uso o mascavo

1 colher de sopa de fermento biológico – aquele seco para pães, não é o branquinho (químico)

4 ovos

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes secos e reserve. Bata bem os ovos, no liquidificador ou com um fouet, e então adicione aos ingredientes secos e incorpore bem.

Acomode sua massa em uma forma de pão untada, cubra com um paninho limpo e deixe a massa descansar e crescer. Aqui em Salvador, como está sempre quente, deixo ela em cima da bancada mesmo, mas em Curitiba, como era sempre frio, eu fazia uma estufa para ele no microondas ou no forno morno desligado – coloco um copo de água, aqueço por 2 minutos. Abro o microondas, deixo o copo lá no cantinho e coloco minha fôrma. Fecho o microondas e deixo lá até crescer.

Depois do pão crescido (se tiver dúvidas, veja o vídeo) asse por 5 minutos em fogo alto e depois abaixe até 180-200º e asse por mais 30-40 minutos.

Receita da Flavia Machioni do site do Lactose não.