O HotelCor foi um projeto exclusivo na HFN – Hotel & Food Nordeste 2019 em parceria com a arquiteta Luciana Raposo, que apresentou soluções tecnologias, materiais e modelos de gestão em um ambiente sustentável e altamente acessível para negócios como hotéis, bares e restaurantes.

A seguir, listamos alguns fatores trazidos pelo HotelCor que ajudam a levar acessibilidade e sustentabilidade para o seu empreendimento, deixando ele moderno e ecológico.

 

  •  Reutilização de Água
    Captação de águas pluviais para reutilização no local, após tratamento adequado.
  • Energia alternativa
    É possível implantar placas fotovoltaicas para geração de energia elétrica e aquecedores de água alimentados por energia solar.

 

  • Resíduos
    É importante reforçar a importância de proporcionar um ambiente com lixeiras seletivas para reciclagem, gerenciamento interno de resíduos orgânicos e, se possível, livre de plástico.
  • Infraestrutura
    Construção modular é uma tendência que evita o desperdício de matéria prima e otimiza a mão de obra. Além disso, é uma boa ideia também utilizar madeira de reflorestamento e móveis feitos de materiais reciclados.

 

  • Vegetação
    Duas formas inteligentes de usar a vegetação ao seu favor em um hotel sustentável são a produção de alimentos no local, por meio de uma horta orgânica, e a instalação de uma parede ou telhado verdes – o que é uma solução estética e ambiental para diversos edifícios modernos.
  • Acessibilidade e inclusão
    Rampas e ambientes adaptados a Portadores de Necessidades Especiais (PNE) são essenciais, e deve-se também oferecer alimentação saudável para pessoas vegetarianas ou com restrições alimentares.

 

  • Paisagismo tropical e valorização da paisagem local
    Pode-se utilizar espécies de plantas nativas da região, assim como aproveitar da cultura e materiais naturais locais, como pinturas, peças de decoração e outros itens.
  • Responsabilidade socioambiental
    No seu estabelecimento, é sempre um ponto positivo estimular a conscientização de hóspedes através de campanhas pela sustentabilidade e engajamento ambiental. Promova também locais em ambientes naturais para práticas integrativas.