O setor de hotelaria indica mudanças e inovações em 2019, investindo na tecnologia para otimização de processos, implantação de algoritmos e técnicas de atração de hóspedes. Confira aqui algumas das maiores tendências do setor de Hotelaria para o ano de 2019.
1- Aplicativos de viagens
Aplicativos voltados para expor hotéis, além de voos e atrações turísticas de destinos, conhecidos como OTA’s servem como guia para turistas que procuram atividades em viagens. Tal proposta promete vender mais reservas em hotéis do que os próprios sites ou anúncios dos empreendimentos de hospedagem.

2- Tecnologia da informação
Muitos hotéis farão uso da tecnologia para traçar perfis e conhecer melhor seus clientes. Hoje esses negócios já possuem sistemas de informação, mas em um futuro próximo, espera-se que hotéis possam acessar informações sobre hóspedes, como curtidas em mídias sociais e engajamento com publicações, para melhor personalizar experiências de compra.

3- Custos
Com o aumento na quantidade de produto (quartos de hotel, casas para alugar, flats, etc), empreendimentos são levados a competir com a concorrência e disputar espaço em grandes canais. Por isso, custos de hospedagens para turistas podem aumentar ou diminuir consideravelmente dependendo do destino.

4- Programas de fidelidade
Aplicativos de turismo e reservas online oferecem programas de fidelidade, que promovem custos extra na comissão paga por empreendedores. Hotéis prometem investir na competitividade, pensando no gasto dos clientes, e possibilidade de retorno.

5- Compras na Web
Muitos hotéis não veem vendas online e e-commerce como fator principal de negócio, o que é um erro comum. Investindo no tráfego mobile, o empreendedor proporciona uma experiência diferenciada para seus clientes, com ofertas específicas, sem depender das OTA’s.