Eu sou o Maycon Gabry, CEO da MarkWeb, e a convite da HFN venho compartilhar neste artigo sobre como transformar tecnologia e dados em resultados, falar o que mudou até aqui e propor 10 passos para fazer uma verdadeira transformação digital em seu hotel, pousada ou resort.

Esse conteúdo foi feito para você que deseja modernizar seus processos e ter mais lucros. Tá preparado? Então boa leitura!

 

O que é a Transformação Digital (TD)?

A transformação digital não é papo de filme de ficção científica e nem algo pro futuro, mas sim uma mudança real que vem acontecendo nos últimos 10 anos  e tem modificado profundamente tudo que conhecemos até aqui.

Transformação digital é um processo no qual as empresas fazem uso da tecnologia para reinventar a forma de como fazem negócios. É uma mudança estrutural nas organizações, colocando a tecnologia no centro de todas as áreas.

Mas, não se engane em achar que apenas por ter um site ou por estar nas redes sociais uma empresa está investindo em sua transformação digital. É algo muito mais profundo do que isso!

 

A Transformação Digital na Hotelaria é um Caminho sem Volta!

75% das viagens acontecem antes mesmo da reserva, isso porque os hóspedes sonham e decidem o próximo destino enquanto navegam na internet, verificam as atualizações das redes sociais ou nos chats com amigos.

O hóspede ao contrário de antes não tem só a opção de ir até uma agência na sua cidade comprar sua viagem, ele pode fazer isso de casa , da rua , do trabalho, a qualquer momento e de várias formas e a qualquer tempo. Essa facilidade é algo sem volta, a forma de comprar e até de comparar experiências da estadia nunca mais será a mesma!

Assim como um hotel que ao adotar modelos de gestão modernos e agregar tecnologias se torna mais competitivo e não volta mais ao modelo tradicional. Então você querendo ou não está sendo puxado pelo mercado, por isso não se trata se você vai passar pela TD ou não, porém, sim, quando você vai passar.

 

O que mudou na Distribuição Hoteleira com a Transformação Digital?

Tudo ou praticamente tudo. Se antes o cenário era de o hotel gerenciar poucos canais que traziam todos os clientes, agora a coisa mudou bastante. São muitos canais, são OTA’s, metasearchs, vendas diretas, operadoras e ainda tem paridade tarifária e programas de fidelização.

Então se antes era possível fazer um controle manual e sem segmentação de público/canais, hoje é algo inimaginável mesmo para pequenos hotéis. Quem ainda tenta, acaba perdendo vendas, hóspedes ou entrando em problema de overbooking, má entrega do serviço e por consequência, levando o hotel a um caminho perigoso.

Além disso, surgiram outros modelos de negócios para hospedagem compartilhada, o que “bagunçou” mais ainda todo cenário, fazendo com que hotéis tivessem de buscar novos diferenciais e experiências cada vez mais personalizadas.

Mas, calma! Toda essa mudança ainda pode ser positiva e se você souber dar os passos certos poderá colher inúmeras vantagens.

 

Principais Vantagens da Transformação Digital para Hotéis:

O hoteleiro que investe neste processo pode usufruir de vantagens para:

  • Melhorar os seus serviços e a experiência oferecida aos hóspedes do hotel se diferenciando da concorrência.
  • Reduzir custos automatizando processos e evitando os desperdícios de tempo, material humano e de suprimentos.
  • Aumentar o lucro vendendo mais e melhor, inclusive com mais reservas diretas.
  • Conquistar os hóspedes ideais usando o poder de segmentação dos canais online com ações de marketing digital para hotelaria.

Agora que já entendemos a base das mudanças e quais as vantagens, vamos ver os 10 passos para adotar uma TRANSFORMAÇÃO DIGITAL em seu hotel, pousada ou resort.

 

Os 10 passos da Transformação Digital para Hotelaria:

 BAIXE O INFOGRÁFICO AQUI!

#1 Tenha Mentalidade Digital

Ter mentalidade digital não é sobre ser fascinado por tecnologia com últimos dispositivos lançados, mas sobre uma mentalidade que ajuda a ampliar as vendas, expandir o negócio e trazer um impacto mais positivo na reputação online da marca. É a iniciativa de inovar, testar e acompanhar o crescimento passo a passo, uma iniciativa que tem de vir de cima, com apoio de diretores e gestores mas que envolve toda a empresa.

A mentalidade de mudança guia a transformação digital na hotelaria e deve impactar todas as áreas. Você, como hoteleiro, sabe identificar e analisar os impactos da transformação digital na rotina do seu hotel e de seus hóspedes?

 

#2 Adote Tecnologias que Ajudem na Trasnformação

É claro que uma transformação digital precisa de tecnologia, ferramentas e canais digitais, mas elas devem ser eficientes e válidas para seu tipo de hotel.

Um dos maiores erros nesse passo é não parar antes e escolher a solução adequada para suas necessidades. A tecnologia sozinha não resolve nada se ela não estiver inserida dentro de uma estratégia integrada e lucrativa.  Qual sua estratégia?

 

#3 Valorize as Pessoas

A tecnologia ajuda muito, mas quem faz a transformação são as pessoas. E isso está totalmente atrelado a cultura da empresa, não adianta ter uma ferramenta que não é usada por exemplo ou que é subutilizada.

Os hotéis precisam adotar a prática do compartilhamento de informação e entender que mais do que nunca é preciso treinar a equipe, desenvolver talentos e ter ajuda de especialistas que possam orientar durante o caminho.

Além disso pessoas treinadas e confiantes podem ter mais autonomia em um linha hierárquica mais flexível que dá agilidade no tempo de resposta às reações do mercado. Guarde essa palavra: agilidade!

 

#4 Seja Omnichannel

São vários pontos de contato e seu hóspede escolheu falar com você em vários, seja em meio online ou offline. O whatsapp tá em alta mas o email não morreu, nem mesmo o telefone. Todos os canais devem apresentar as mesmas informações sobre os serviços e qualidade no atendimento, por isso é preciso integrar seus canais de atendimento e fornecer uma experiência de compra unificada.

 

#5 Segmente seu Público Alvo (MUITO IMPORTANTE)

Num  cenário digital não dá pra deixar de se valer dessa vantagem, agora é possível mirar um público e ir atrás dele ou ser encontrado no momento que precisarem. Para isso é fundamental que você conheça suas personas, seus canais de aquisição e defina uma estratégia desenvolver seu próprio marketing digital.

 

#6 Aplique o Revenue Management (RM) e ações de Fidelização

O hotel tem um dos tipos de produtos mais perecíveis que existe, já que o quarto que não vende hoje não será vendido nunca mais. Por isso é importante vender da melhor forma possível o inventário, sendo essencial trabalhar com flutuação de tarifas modernas combinando estratégias de revenue e reservas diretas, por exemplo. Assim como desenvolver programas de indicações e/ou fidelidades para reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC).

 

#7 Desenvolva seus Canais de Vendas Diretas

Toda empresa existe para dar lucro. Nesse novo cenário é muito importante ao modelo de negócios, que o hotel tenha mais que um simples setor de reserva que recebe demandas, mas sim um setor comercial que consegue gerar oportunidades e prospectar para gerar mais reservas diretas dentro de sua lista de contatos.

Assim como, é necessário transformar seu site e redes sociais em canais de relacionamento e venda associando técnicas ou recursos como: marketing de conteúdo, SEO, remarketing, google ads, facebook ads, motor de reservas online, automação de email marketing, chatbot e mecanismos de geração de leads.

 

#8 Automatize Processos e Ganhe Escala

Grande parte dos hotéis que buscam um processo de transformação, acabam esbarrando na limitação de seus recursos de tempo e pessoas, por isso é tão importante redesenhar e automatizar processos de marketing, do funil de vendas e até da experiência do hóspede.

Na dúvida do que deve ser ou não automatizado, a dica é: “Automatize o previsível. Humanize o excepcional.”

 

#9 Promova Experiências Personalizadas

As pessoas não vão pro hotel, resort,  para praia ou para montanha, elas vão para se conectar com suas famílias, com seu amor, consigo mesmo ou para conhecer pessoas. Elas vão atrás de boas memórias adquiridas em experiências únicas!

Não se pode concorrer hoje no mercado de hotelaria oferecendo apenas cama, piscina e café da manhã. Você tem que ser mais criativo que isso! O que o seu cliente realmente deseja?

 

#10 Seja Data Driven

O marketing não pode criar uma campanha no achismo, deve-se olhar o comportamento do consumidor. Os gestores não podem agir pela emoção, mas devem ser fãs das principais métricas do negócio. Os dados estão por todo lado, porém o mais importante é a capacidade de tirar insights e tomar ações a partir deles.

 

TRANSFORME DADOS EM RESULTADOS!

E aí, qual o seu próximo passo? Pensa de forma diferente ou tem alguma dúvida? Então que tal nos encontrarmos pessoalmente para aprofundar um pouco mais nesse assunto!

Isso mesmo, estarei junto a outros especialistas no ROAD SHOW HFN 2019, falando de Transformação Digital, aí bem pertinho de você. Inscreva-se para lista de espera deste evento gratuito que passará por Fortaleza-CE, Natal – RN, João Pessoa – PB, Recife – PE, Caruaru – PE, Maceió – AL e Salvador – BA em Julho/Agosto.

Estarei lá levando um pouco do que temos feito na MarkWeb e gostaria de te encontrar me falando que leu este artigo. Vamos? Clique no botão abaixo e faça seu cadastro de espera!

CADASTRO DE ESPERA ROAD SHOW 2019