Para fidelizar o consumidor, não basta ter apenas uma boa comida, um ambiente agradável e um bom atendimento, pois isso a concorrência também está oferecendo. Para agradar o cliente é preciso focar nos detalhes, que são essenciais na construção de uma boa experiência de consumo.

 

Nesse contexto, separamos 5 dicas para que você possa criar o cardápio perfeito, aquele que encanta o cliente e ao mesmo tempo traz lucratividade para a sua empresa, evitando o desperdício.

1- Invista na criação

Assim como só um cozinheiro profissional pode criar um prato memorável para o seu restaurante, só um profissional da área de design está devidamente preparado para criar a arte REALMENTE EFETIVA do seu cardápio.

Invista na contratação de uma empresa com designers especialistas em gastronomia e acompanhe o processo de criação. Desse modo, sua arte terá a cara da sua empresa e seus clientes verão o cardápio como parte da experiência que pagaram para ter em seu restaurante.

Uma dica alternativa e mais econômica aos donos de bares e restaurantes é o uso do Canva, uma plataforma que oferece diversas opções gratuitas de modelos de cardápios editáveis. Além disso, o próprio administrador do estabelecimento poderá criar seus próprios designs de forma muito prática e intuitiva. Essa pode ser uma boa opção para quem tem um orçamento baixo e não pode contratar equipes profissionais de design. Quer saber mais? CLIQUE AQUI.

 

2- Trabalhe com fotos profissionais

 

Se você já comparou a foto de um Big Mac com o lanche da vida real, sabe do que estamos falando. Fotografar alimentos é difícil, demorado e exige técnicas específicas, do contrário, a foto do seu prato principal pode causar um efeito totalmente diferente ao que você deseja, gerando repugnância ao invés de apetite.

Para evitar que isso aconteça , existem 2 soluções:

1- Tirar fotos dos pratos contratando fotógrafos profissionais com experiência na área de gastronomia. Nessa opção, vale destacar a importância da apresentação dos pratos em relação as fotos, para que não haja decepção do cliente quando seu pedido chegar.

2- Contratar uma empresa especialista na criação de cardápios, como a i9menu, que tem um enorme banco de imagens profissionais de inúmeros pratos, que podem ser usados na criação do seu cardápio.

 

3- Destaque os pratos mais lucrativos no início

Essa é uma técnica da Engenharia de Cardápio, que consiste em apresentar primeiro os pratos mais lucrativos da casa. Para aplicá-la, divida os itens do seu menu em 4 categorias:

 

1- Estrelas (alta popularidade e alta lucratividade) – estes pratos devem sempre ser mantidos, mas podem ficar destacados em 2º plano, porque o público já os conhece;

2- Quebra cabeças (rentabilidade alta e popularidade baixa) – esses pratos que devem ser priorizados em 1º plano na arte do cardápio, porque o público geralmente não os conhece e eles são muito lucrativos. Em muitos restaurantes, os pratos exclusivos com assinatura do chef entram nessa categoria, porque diferenciam seus estabelecimentos e ainda trazem uma boa margem de lucro;

3- Cavalos de batalha (popularidade alta e lucratividade baixa) – esses pratos não precisam de destaque e podem ficar em 3º plano da arte do cardápio, porque já são conhecidos pelos clientes, mas não trazem boa margem de lucro para sua casa.

Eles devem ser mantidos porque são muito populares, mas sempre que possível aplique um esforço para melhorar a lucratividade deles. Para solucionar esse problema, existem várias alternativas, mas gostamos de destacar duas:

1- negociar com fornecedores para diminuir os custos dos insumos desses pratos;

2- fazer combinações com bebidas e sobremesas de alta rentabilidade;

3- Cães (rentabilidade e popularidade baixas) – estes pratos devem ser removidos do seu cardápio, pois não dão lucro e não são conhecidos pelas pessoas, ou seja, geram um alto índice de desperdício.

A organização das informações é essencial, tanto para o cliente encontrar com facilidade o que deseja comer, como para você oferecer com facilidade o que VALE A PENA VENDER.

 

4- Analise a concorrência e crie pratos exclusivos

Verifique, dentro do seu segmento, quais pratos sua concorrência não tem, e estude a viabilidade de incluí-los no seu cardápio. O cliente é atraído pela novidade, e ter pratos diferenciados fará com que seu cardápio seja destaque no seu mercado de atuação. Essa revisão pode e deve ser feita periodicamente, portanto, esteja sempre atento ao que seus competidores estão oferecendo.

 

5- Aplique o cruzamento de insumos

Muitos empresários acreditam que para lucrar devem ter em seu cardápio o maior número possível de pratos, com o maior número possível de ingredientes, para agradar o maior número possível de clientes.

O problema dessa estratégia é o desperdício, pois quando temos muitos ingredientes em estoque, grande parte pode estragar e gerar prejuízo. Para evitar que isso aconteça, deixe seu cardápio o mais enxuto possível ou crie um cardápio variado utilizando os mesmos ingredientes com combinações diferentes no preparo dos pratos.

 

  • Concluindo…

O cardápio é um dos principais fatores que influenciam no lucro do seu estabelecimento, mas ANTES DE TORNÁ-LO VENDEDOR, VOCÊ PRECISA DEIXÁ-LO LUCRATIVO, e para isso é necessário ter uma arte profissional (aplicando a engenharia de cardápio), ter boas fichas técnicas e desenvolver uma ótima estratégia para acompanhar a venda de cada prato.

Outro fator que prejudica muito a lucratividade dos restaurantes é a precificação. Então não esqueça de conferir seus preços com a ajuda de um profissional, porque se eles não estiverem sempre atualizados e alinhados com a margem de lucro pretendida, seu negócio não terá o crescimento esperado no final do dia.

A i9menu é líder em cardápios no Brasil, com estrutura completa para fazer a criação, impressão e confecção de capas dos mais diversos materiais.