Com o advento da pandemia de Covid-19, mais do que nunca foi necessária a adaptação de estabelecimentos e marcas à era digital, que tem cada vez mais relevância no nosso dia-a-dia.
Para os empreendedores que ainda têm resistência ou dificuldades com o uso de redes sociais, ferramentas de marketing ou dúvidas em relação à importância da presença digital, entrevistamos Matheus Lessa, expert em gestão de bares e restaurantes com estratégias de marketing digital e responsável pela plataforma Domine Seu Restaurante.
Confira a entrevista a seguir e aprenda como você pode adaptar seu negócio da melhor forma à transformação digital!
HFN – Matheus, para você qual é a importância de uma boa presença online para estabelecimentos do setor de alimentação?
Matheus Lessa – Diante da pandemia e das mudanças que estamos passando com a Covid-19, vários negócios de alimentação que não tinham presença digital precisaram pensar de maneira diferente. Assim, cada vez mais, a presença digital se torna importante por ser mais um ponto de conexão com o seu possível cliente. Vemos como as vendas são construídas através de relacionamento e experiência, então ter uma presença digital vai te ajudar a construir e manter relacionamentos e com isso muito em breve construir vendas e fidelizar o seu cliente.
HFN – Como você considera que o setor de alimentação ainda pode se atualizar em questões digitais?
Matheus Lessa – O mais engraçado em relação à digitalização do setor de alimentação é que antigamente, quando falávamos sobre cardápios virtuais, muitos clientes diziam que o modelo não funcionaria e que nunca seria implantado. Já hoje o cardápio digital quase que é uma unanimidade no setor. Por isso, acredito que ferramentas como essa, incluindo também apps de delivery, sites e métodos de venda por meios digitais são peças fundamentais para o sucesso do negócio, e hoje quem não sabe fazer uso destes está sofrendo no mercado.
Quem já tinha uma visão futurista em relação à digitalização passou pelo período mais profundo de crise de uma forma mais leve. Mais do que nunca, entender sobre o mundo digital ajuda os negócios de alimentação a melhor se posicionar em relação ao mercado, sem correr sérios riscos de fechar as portas.
HFN – Quais são algumas das dicas mais importantes, na sua opinião, para empreendedores de alimentação que querem melhorar seu marketing digital?
Matheus Lessa – Quando nós falamos de marketing digital estamos nos referindo ao marketing de conteúdo, que tem base na geração de material de interesse do cliente. Com isso, não estou dizendo que você tem que ensinar o seu público, mas sim que você tem que trazer conteúdo de valor ao consumidor. É sobre engajar o seu público com tópicos tocantes às suas receitas, marcas, dicas do dia-a-dia ou, por exemplo, se você tem um restaurante italiano, “por que o molho na Itália é feito desse jeito”, “de onde o nome pizza surgiu”, ou outros questionamentos similares à sua temática. Assim você traz o processo de educação ao seu cliente de maneira fácil, criativa e dinâmica.
HFN – Com que ferramentas ou aplicativos empreendedores do setor de alimentação podem começar a impulsionar sua marca online?
Matheus Lessa – Existem inúmeros aplicativos e ferramentas que podem ajudar o empreendedor a conquistar clientes, usando estratégias para isso. É importante você ter aplicativos bons de edição de vídeo, por exemplo, ou para criar artes para seu negócio. Mas o principal diferencial para quem quer crescer no marketing digital é analisar suas vitrines, ou nesse caso o Instagram.
O seu Instagram está atualizado com suas novidades? Sua bio tem informações que transmitem a alma do seu negócio? Você tem destaques no seu perfil, ou fotos e vídeos de qualidade? Você mostra os seus bastidores pelos stories? O uso desses recursos é fundamental, e saber como usar o Instagram de maneira profissional, com estratégia, vai ajudar você a se posicionar e fazer sua marca crescer, criando conexão com as pessoas e possíveis conversões.
HFN – Como empresas de alimentação podem usar datas comemorativas ao longo do ano como ferramentas de marketing (digital ou offline)?
Matheus Lessa – Eu costumo chamar a prática de uso das datas comemorativas de “efeito Black Friday”, como o dia das mães, dia dos pais ou dia dos namorados, que são épocas que o próprio comércio aproveita. Sobre isso, te dou uma dica: você pode criar datas próprias para o seu negócio. Aproveite o aniversário do empreendimento, dos seus fundadores ou da sua cidade, além de dias comemorativos que tenham alguma ligação com seu negócio. Assim, é possível criar uma antecipação à “exclusividade”, e movimento ao redor de um evento que chama clientes.
Por fim, quando o assunto é marketing digital, temos dicas, mas nunca uma receita final. O segredo é teste e erros ou acertos, colocando em prática tudo, moldando seu modelo de negócio às melhores práticas e suas particularidades.