Organização projeta impacto econômico de R$ 350 milhões

O Centro de Convenções de Pernambuco foi palco das feiras HFN – Hotel & Food Nordeste e Super Mix, de 3 a 5 de novembro, em uma edição histórica pós Covid-19 com a participação de mais de 400 marcas em mais de 250 estantes. Seguindo todos os protocolos de biossegurança, os eventos receberam 18 mil visitantes nos três dias, um crescimento de 64% em relação à última edição em 2019. A organização projeta um impacto econômico de R$ 350 milhões em negócios fechados e em negociação.

Os eventos representam um marco no renascimento do turismo, do comércio, da gastronomia e dos serviços. E mais, acontecem após as recuperações no Centro de Convenções, um pleito antigo do trade turístico e dos promotores de feiras regionais, com melhorias no piso em concreto, nas calhas técnicas, nos banheiros e na cozinha do mezanino com obra entregue no final de setembro.

A ABIH-PE e a hotelaria do Estado também enxergam com muito bons olhos a edição 2021 da HFN é o que afirma o vice-presidente da entidade, Artur Maroja. “Representa um marco importante nesta retomada e veio trazendo consigo uma demanda reprimida por inovação, tecnologia, conteúdo e relacionamento com fornecedores e prestadores de serviço para que possamos avançar no sentido de construir um fluxo de turistas ainda maior do que tínhamos anteriormente.”

Ainda de acordo com Maroja, a HFN deste ano foi a melhor de todas as edições. “Tivemos a participação maciça dos hoteleiros, que estão com uma necessidade grande de renovar seus equipamentos e agregar novidades à experiência de seus hóspedes”, comenta.

Segundo o presidente da Abrasel-PE, André Araújo, agregar a Super Mix, uma feira tradicional já com 15 anos, foi muito positivo e a composição se fortaleceu ainda mais. “A economia está voltando aos eixos com crescente consumo e a indústria por sua vez com a reposição dos estoques. Todo esse ciclo virtuoso começa a criar um novo desenho pós Covid-19 onde o turismo vem se consolidando com muita rapidez e esperamos gerar novos postos de trabalho.”

A diretoria da Insight Feiras & Negócios composta pelos sócios Carol Baía, Rodrigo da Fonte e Tatiana Menezes também comemora os resultados alcançados com a edição 2021. “Foram dois anos sem realizar feiras. Havia uma demanda reprimida muito grande e a HFN ressurgiu para reaproximar compradores e fornecedores em uma feira com público altamente qualificado e ávido por negócios”, analisa Carol Baía.

“Era urgente também voltar com as capacitações presenciais com os grandes nomes dos setores de alimentação fora do lar, hotelaria e varejo. Pernambuco é um estado pulsante e a tendência agora é superar os padrões que tínhamos antes da covid-19”, reflete Tatiana Menezes.

O apoio dos patrocinadores e o engajamento do trade turístico foi fundamental para a realização da terceira edição da HFN. “Percebemos uma superação a cada edição com um grande salto nesta de 2021. Sem dúvidas essa união com o trade proporciona esse crescimento tão considerável. Buscamos também cada vez mais junto ao Governo do Estado a melhoria do Centro de Convenções para que possamos receber os visitantes cada vez melhor”, ressalta Rodrigo da Fonte, que lembra ainda a força dos promotores regionais em Pernambuco e a importância da revitalização do pavilhão.

“Participamos da feira aqui no Nordeste desde a primeira edição. Estamos de volta depois da pandemia acreditando no retorno gradual das coisas, não de imediato, mas passo a passo. O que podemos tirar de positivo é que as pessoas realmente saíram de casa à procura de produtos e equipamentos”, proprietário da Tomasi Equipamentos para Alimentação e Refrigeração, Evandro Tomasi.

O gerente da Harus, Maurício Garcia, também considerou positivo o resultado da feira. “No setor de hotelaria, tivemos a visita de alguns clientes importantes. Tivemos um volume muito grande de pessoas, então tivemos, sim, um bom proveito”, comenta.

FEIRAS – A HFN foi realizada pela ABIH-PE, Abrasel-PE e Insight Feiras & Negócios com patrocínio ouro da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), SESC, SENAC, patrocínio prata da Gail Arquitetura em Cerâmica, patrocínio bronze do Banco do Nordeste, da Colortel e da Ecodesinfect, patrocínio apoio da UM Telecom e Ecosystem & Higiene Fácil e apoio do Sebrae/PE, da Prefeitura do Recife e da Empetur Governo de Pernambuco. Em paralelo, o pavilhão recebeu a Super Mix, realizada pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores – ASPA, a Associação Pernambucana de Supermercados – APES e organizada pela Insight Feiras e Negócios com patrocínio ouro da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), patrocínio prata do Banco do Nordeste, patrocínio bronze da Colortel e apoio do Sebrae/PE.

Texto: Solar da Comunicação: Adriana Lima, Julia Oliveira, Rachel Motta, Sildelane Marques e Wellington Rivaldo