Após flexibilização das normas sanitárias para combate a Covid-19, o turismo e hotelaria tem sido um dos setores que com alto crescimento. De acordo com números da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), em 2021, foram 62,5 milhões de pessoas realizando voos domésticos, alta de 20,4% se comparado com 2020, quando 51,9 milhões de passageiros haviam trafegado pelos aeroportos do país.

Por isso, separamos cinco dicas para você que trabalha na área de hotelaria e turismo manter seu cliente satisfeito por meio de uma boa experiência.

1 – Tenha uma boa comunicação

É importante entender que a forma como o cliente será atendido faz toda diferença, principalmente diante de uma sociedade tão dinâmica e que está sempre se adaptando. Cada canal de comunicação exige uma forma diferente de comportamento, por exemplo, se você faz um atendimento por WhatsApp o cliente espera uma resposta rápida, por isso ele procurou essa plataforma, e não mandou um e-mail. É importante atender as demandas de cada meio de comunicação específico.

2 – Conheça a trajetória do seu cliente

Para oferecer uma boa experiência para seu cliente é importante entender sua trajetória, que muitas vezes depende de mais de uma empresa, tendo ligação com outros serviços que estão conectados. Um bom atendimento é capaz de antecipar problemas, diminuir atritos e, assim, maximizar resultados positivos, promovendo a melhor vivência possível.

3 – Trabalhe a escuta

É essencial, para trazer uma boa experiência, escutar o cliente para entender suas necessidades. Ao entender e estudar o cliente, é possível analisar as possibilidades e oferecer a melhor opção.

4 – Seja transparente

Sempre trabalhe a transparência em seus atendimentos, pois qualquer informação que tenha sido omitida ou alterada pode ser responsável por tornar a experiência do cliente em algo negativo. É interessante ser mais claro o possível com o cliente sobre o que ele está adquirindo, se possível, demonstrando de forma comprovada, com fotos e vídeos, o que ele está comprando e o porquê aquilo é vantajoso para ele.

5 – Transforme seus colaboradores em promotores

Algo que funciona muito bem é ter uma equipe de funcionários engajada em promover a cultura da empresa, focada em experiência do consumidor. O colaborador precisa ser o primeiro cliente e experimentar a jornada que a empresa oferece, assim, poderá oferecer algo que ele já experimentou e tem propriedade no assunto.