O segundo trimestre de 2019 apresentou um aumento de 5% nas visitas a estabelecimentos de alimentação, como indica a pesquisa de monitoramento do food service brasileiro CREST®, realizada pela GS&NPD no Brasil. A porcentagem de crescimento no período representa aproximadamente 180 milhões de visitas ou 3 milhões de reais a mais que os dados do mesmo período em 2018.

 

A recuperação do ritmo no setor ainda é lenta, mas o período de estagnação causado por diversos fatores (como greve dos caminhoneiros, insegurança na economia, etc.) no ano passado foi superado.

 

Com esse crescimento, vários segmentos do food service foram beneficiados. Como exemplos, comércios informais de ambulantes receberam 18 milhões a mais de visitas, lanchonetes e padarias passaram a representar quase um terço do consumo, e restaurantes independentes têm taxa de crescimento de até 6%.

 

Em aspectos específicos, destacam-se alimentos como batatas-fritas e refeições caseiras com arroz e feijão. O consumo de ambos aumentou em até 9% no número de porções servidas – número acima da média do mercado. Os mesmos dados representam o crescimento em sobremesas como bolos.

 

Pesquisas como a CREST® são essenciais para compreender o funcionamento do setor da alimentação, que se torna mais complexo a cada ano. Com elas, é possível monitorar a performance dos produtos usados pelo seu estabelecimento, antecipar tendências e explorar corretamente o potencial de cada negócio.