O turista de negócios é toda pessoa que viaja com o intuito profissional, seja para participar de conferências, congressos ou outros eventos comerciais. Mas por que esse segmento é tão importante para o mercado?

O setor vem crescendo cada vez mais e apresenta sinais de recuperação após quase dois anos de prejuízos causados pela pandemia. Segundo dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), o turismo de negócios cresceu cerca de 23% em relação aos meses anteriores a novembro de 2021, e cerca de 10% em relação ao mesmo período no ano de 2020.

Vale lembrar que esse setor é importante para a indústria, uma vez que o turista que viaja à negócios utiliza dos mesmos serviços que um turista à lazer, com o bônus de que ele tem a probabilidade de passar mais tempo no local e de retornar mais vezes. De acordo com dados do Ministério do Turismo, esse segmento é considerado um dos mais importantes dentro na indústria no Brasil, já que esse tipo de cliente representa cerca de 25,6% dos estrangeiros que visitam o país, com um gasto médio de US$ 127.

Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), destaca que em 2022 o segmento deve se recuperar ainda mais como a abertura das fronteiras, especialmente de países como Estados Unidos, China e outros países europeus, o que revela ainda mais a importância de investir nesse setor.