Objetos feitos de materiais similares são frequentemente vendidos no Brasil como acrílico, o que acaba por prejudicar compradores pelo aspecto visual e físico, que pode ser bem pior do que o original.
O plástico mais usado por fabricantes de tais produtos que imitam o acrílico é o poliestireno cristal, que tem valor de compra muito mais barato. Mas além do preço, a durabilidade desse material também é baixa. Utensílios feitos de poliestireno podem ser no mínimo 10 vezes menos resistentes a quedas e impactos.
Quanto ao fator visual, o poliestireno cristal tem aspecto colorido – se comparado ao acrílico, que é totalmente transparente –, o que resulta em amarelamento dos materiais em curto tempo.
O uso desses plásticos como matéria-prima para a produção de utilitários domésticos como copos, jarras, e taças é o mais comprometido pela baixa qualidade do poliestireno cristal e similares. Tais produtos podem ser danificados, manchados, e mudar de cor e/ou sabor rapidamente. Utensílios de acrílico normalmente são mais espessos, brilhantes, e com melhor acabamento.
Finalmente, o acrílico é bem mais resistente a quebras, e, também por sua espessura, muito menos perigosos se quebrados do que similares, ao contrário do poliestireno cristal, que forma lâminas cortantes, podendo causar ferimentos em usuários.
A Kaballa, empresa expositora da HFN – Hotel & Food Nordeste 2019, trabalha há 13 anos com copos, jarras, canecas, taças, e muitos outros utensílios domésticos e para festas 100% em acrílico.
Sempre prezando pela segurança dos usuários, beleza, durabilidade e sustentabilidade sem agredir o meio ambiente, a Kaballa tem o compromisso de trazer mais vida ao seu ambiente, seja ele restaurante, bar, hotel, etc. trazendo sempre inovação e tecnologia.