Você perdeu a live da feira HFN – Hotel & Food Nordeste? Nela discutimos a retomada do setor de Bares e Restaurantes, trazendo convidados especiais. A seguir, enumeramos alguns dos pontos principais da conversa, que você pode assistir na íntegra abaixo.

 

Cristina Souza – CEO da GS Libra, plataforma de gestão em Food Service

HFN – Como está sendo o processo de retomada do setor de Bares e Restaurantes?
CRISTINA – Em cidades onde os casos de Covid são menores, a população está mais confiante para voltar às atividades normais, alguns estabelecimentos até registrando recuperação de 70%. O delivery ainda segue com potência, e os modelos de takeaway também. O brasil é um país continental, são vários países dentro de um e isso faz com que as situações sejam bem especificas, mas a verdade é uma: as pessoas querem sair, querem comer fora e ter seus restaurantes favoritos de volta.

HFN – O que está mudando no aspecto de protocolos e trabalho por trás das cenas nos restaurantes?
CRISTINA – Temos um espaçamento entre mesas, que já garante certa segurança, alguns lugares até criando barreiras físicas de materiais como acrílico. Sobre o uso de máscara por clientes, é recomendável levar uma bolsinha ou saquinho para armazenar o item de uso pessoal. Os essenciais são álcool em gel, controle do número de pessoas, termômetros etc.

HFN – Quais você acha que serão os maiores desafios do setor de food service daqui em diante?
CRISTINA – Pós-pandemia, a maior preocupação será a retomada do fluxo, recuperar a confiança das pessoas nos restaurantes. Normalmente as pessoas que não são grupo de risco tem um certo grau de tranquilidade, e o nosso desafio vai ser retomar o relacionamento entre esse grupo e estabelecimentos de forma natural. Precisamos proporcionar uma experiencia mais verdadeira e fazer as pessoas se sentirem parte do nosso ambiente. Sobre protocolos, aumentaremos a frequência de higienização de utensílios e superfícies, e o uso de mascaras será comum e esperado.

HFN – Qual você considera que será a maior lição tirada pelo setor dessa situação?
CRISTINA – Acho que é necessário que aprendamos a minimamente orientar o cliente com hábitos e boas ações, e preparar seu pessoal para responder a dúvidas, questionamentos e reclamações por parte dos consumidores, que estarão à procura de respostas e segurança.

 

Matheus Lessa – Consultor de food service

MATHEUS – Algumas coisas são importantes, e uma delas é se conhecer como empresa, e a base de tudo é saber sua realidade e suas capacidades. Outra das prioridades é o uso de redes sociais, que podem ser usadas ate mesmo para divulgar os bastidores da sua reabertura, seus protocolos de segurança e ações que são feitas pensando no cliente. É importante se enxergar como empresa e agir ao seu máximo considerando suas limitações, se adaptar com o que você tem.

HFN – Do ponto de vista de comunicação, consideramos que uma boa base de dados e contato com o cliente fazem muita diferença. O que você fala sobre isso?
MATHEUS – Essa revolução digital que está acontecendo de forma acelerada no nosso setor é bem benéfica. Vi restaurantes colocando QR codes nos produtos e mesas, promovendo sorteios etc. isso serve como um “imã” para atrair os clientes e gerar conversões. Isso promove sua marca, gera um vinculo emocional e agrega valor ao seu produto. Como alternativa acessível, o Telegram está se tornando um ótimo canal de comunicação profissional e direcionado, além das redes sociais, que devem ser reforçadas. Quanto mais presente minha empresa é em canais diferentes, mais chances tenho de ser encontrado.

HFN – Que mensagem você gostaria de deixar a profissionais do setor?
MATHEUS – Gostaria de parabenizar os empreendedores, que fazem a economia do nosso país girar. Nesse momento de pandemia percebemos mais do eu nunca o papel fundamental das empresas na sociedade, e por isso parabenizo a todos por não desistir e procurar crescer em meio às tantas dificuldades que estamos passando. Como conselho, recomendo se abrir à ajuda. As vezes nos sentimos preocupados e tendemos a nos fechar, mas podemos procurar pessoas, profissionais e instituições que podem nos mostrar o que funciona, uma luz e um apoio.

Para assistir a live sobre a retomada do setor de Bares e Restaurantes, acesse o nosso Instagram (@feirahfn) ou pelo youtube (HFN Hotel & Food Nordeste).

 

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