Você perdeu a live da feira HFN – Hotel & Food Nordeste? Nela discutimos como proceder no momento de reabertura do estabelecimento, com o diretor de sustentabilidade e responsabilidade da Abralimp, Guilherme Sala. A seguir, enumeramos alguns dos pontos principais da conversa, que você pode assistir na íntegra abaixo ou no feed do nosso Instagram (@feirahfn).

 

 

HFN: Quais são cinco dos principais itens dos protocolos de higiene e limpeza pós-Covid?

GUILHERME: Nos últimos tempos notamos a necessidade de ter um protocolo partindo da associação. Nas primeiras semanas de quarentena montamos um grupo de estudo onde tabulamos as ideias de manuais voltados ao combate à Covid. Esse material está disponível, e o divulgamos massivamente, por acreditarmos se tratar de informações de saúde pública.

Entre eles, existem cinco pilares maiores:

  • Produtos químicos – Tais produtos, em si, devem ser bem escolhidos de acordo com a superfície onde vão ser utilizados e sua função.
  • EPIs – Para assegurar a proteção do colaborador que estiver trabalhando na linha de frente, no dia a dia, em qualquer atividade econômica. É importante o fornecimento de luvas, óculos, sapatos, uniforme de segurança para trazer o máximo de segurança ao funcionário.
  • A utilização de equipamentos e máquinas profissionais, adoção de “mop úmido”, “mop pó”, “mop plano”, lavadora automática etc. Cada área do estabelecimento tem uma particularidade e é necessária uma avaliação de que equipamento utilizar em cada.
  • Avaliação de áreas – Detectar pontos de contato, áreas com maior frequência de acesso e toque, como por exemplo descargas, maçaneta, torneiras etc.
  • Procedimentos – A junção de todos os itens, o conjunto de equipamentos, produtos e EPIs necessárias para o trabalho de limpeza.

Esses pontos servem em geral, para todo tipo de estabelecimento. Além disso, para cada tipo de negócio valem particularidades especificas. Os protocolos estão disponíveis em uma cartilha, no site da Abralimp ou entrando em contato com o time da associação.

 

HFN: Quais são alguns dos mitos comuns sobre processos de limpeza?

GUILHERME: A limpeza profissional é muito diferente da limpeza doméstica, o que gera mitos e confusões sobre alguns processos.

  • O “álcool 70” tem um poder desinfetante nas superfícies, mas as pessoas esquecem que antes dessa desinfecção é necessário limpar o local. No mercado existem produtos “2 em 1”, que fazem a higienização e desinfecção do local, mas usar somente o álcool não é suficiente.
  • O hipoclorito (cloro) é frequentemente utilizado e, embora não seja contraindicado, tem uma abrasividade muito grande, muitas vezes diminuindo a vida útil dos produtos. Por isso há outros produtos mais seguros para ser usados no seu lugar.

HFN: O que é contraindicado em ambientes de produção alimentícia?

GUILHERME: Evitar produto com fragrância artificial (não confundir com aroma natural dos produtos) é bem importante. Tais soluções não devem ser usadas em linhas de produção ou cozinhas. Também é contraindicado o uso de vassouras nesses locais, já que quando se usa uma vassoura nesses ambientes, ocorre a suspensão de partículas de poeira ou sujidades. O recomendado é o uso de mops como alternativa.

HFN: O que gostaria de dizer aos profissionais do setor?

GUILHERME: Deixo uma mensagem de agradecimento a todos os profissionais das áreas de limpeza profissional, hotelaria e alimentação, que estão passando por momentos turbulentos nesse momento, mas que são tão essenciais para o retorno da nossa economia, das nossas atividades. Eu agradeço o trabalho dessas pessoas, que estão se expondo a tudo disso no dia a dia, para que nos desfrutemos de tudo que esses setores têm a oferecer.

Para assistir a live sobre como proceder no momento de reabertura do meu estabelecimento, acesse o nosso Instagram (@feirahfn)

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