Você perdeu a live da feira HFN – Hotel & Food Nordeste? Nela discutimos o mercado do chocolate em 2020, com analises e previsões para o segundo semestre, com a confeiteira e empresária Anna Corinna, que também é nossa parceira no projeto Confeitar. A seguir, enumeramos alguns dos pontos principais da conversa, que você pode assistir na íntegra abaixo ou no feed do nosso Instagram (@feirahfn).

 

ANNA CORINNA:

Acho interessante conversarmos sobre o mercado, porque ele mudou completamente. Aconteceram muitos avanços bons e acho que nos reinventamos muito, de certa forma. Alguns insights sobre o mercado atual e tendências são:

  • Devemos investir em vender online, nos comunicarmos com nosso público. As lives funcionam bem para isso, e é importante ouvir os clientes, descobrir o que as pessoas querem.

 

  • Uma nova tendência é a pronta entrega, que não acontecia muito na confeitaria. A pessoa coloca seu produto à venda nas redes sociais após pré-produzir uma pequena quantidade, ao contrário do modelo anterior de produção por demanda.

 

  • O setor já vinha se preparando para esse mercado online, mas não na velocidade em que aconteceu. Foi uma adaptação difícil, a necessidade de se reinventar, a pressão e a descoberta de que a evolução acontece no nosso próprio ritmo. A partir do começo da pandemia, em que tivemos que parar, muitas pessoas começaram a pensar em completar sua renda fixa com a confeitaria feita em casa, por meio do mercado online, que funcionou bastante. Esse ano, ouvi relatos de “minha Páscoa foi bem melhor do que a do ano passado”, e acredito que isso foi graças ao meio online, e delivery gerado por redes sociais.

 

  • Se eu puder dar um conselho nesse momento para profissionais que exercem muitas tarefas e precisam dividir seu tempo, é: Faça sua marca, abra um Instagram, comece a postar, e tenha em mente que não é preciso ter muitos seguidores. No início, ter 40 seguidores, entre eles 20 que consomem seus produtos, é suficiente.

 

  • Existem muitos profissionais que estão dando cursos na internet, e participar deles não significa que você vai copiar a receita de outros, você desenvolve sua própria forma de trabalhar e suas receitas únicas.

 

  • Não invista em conceito nesse momento. Tenha seu jeito, mas agora venda o básico, que é o que o momento pede. Temos que entender qual é o nosso perfil, mas não inventar um produto especial com o preço elevado, já que essa não é a proposta do mercado de hoje.

 

  • Lance combos de produtos para festas pequenas, que estão acontecendo em escala doméstica. Temos que pensar em quem vai comprar seu produto, e no mercado de confeitaria, e essas pessoas são famílias que procuram doces para 4 a 6 pessoas.

 

  • O mercado de entrega é muito bom, e o preço pago por esse serviço normalmente vale a pena por viabilizar maior volume de vendas, praticidade e divulgação.

 

  • Para quem tem filhos pequenos, grupos de pais podem ser um canal de propaganda bom. Além disso, conexões com pessoas e divulgação pessoal (boca aboca) são métodos melhores do que propagandas pagas, no início.

 

  • Apostar na sazonalidade, aproveitando feriados e datas comemorativas para montar combos e produtos temáticos.

 

  • Tudo que é feito em linha de produção é mais eficiente. No início, aposte em um cardápio mais enxuto, com menos variedade e mais qualidade.

 

  • À medida que a marca vai crescendo, é importante ter uma equipe, pessoas que acreditam no seu trabalho e apoiem o passo a passo.

 

  • Use máscara! Alimentos contaminados, não só em momento de pandemia, são vetores para doenças e isso pode colocar seu negócio em perigo.

Para assistir a live sobre o mercado de chocolate e confeitarias em 2020, acesse o nosso Instagram (@feirahfn)!

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