Bares são pontos de encontro para várias culturas, presentes em todos os tipos de cidades e serventes aos mais diversos propósitos. No Brasil, o mercado tem expansão anual de aproximadamente 10%, de acordo com dados da Abrasel.

Mas abrir um bar de sucesso não é uma tarefa tão fácil. É necessário levar em conta alguns fatores que, se seguidos corretamente, formam a receita para um estabelecimento com altas expectativas comerciais.

Por isso, separamos para você algumas das principais dicas para quem quer investir em bares ou deixar seu negócio mais atrativo. Confira!

1. Criatividade
Bares são modelos de negócio atrativos, e por isso a concorrência se torna competitiva. Por isso, é necessário o uso da criatividade pelos proprietários, de forma que o estabelecimento ofereça diferenciais atrativos a potenciais clientes.

Vá à procura de tendências, conheça seu público e o que ele consome. Investir em algo um pouco diferente do que é visto na região adiciona o fator de novidade ao local! Para isso, pode inovar na decoração, receitas ou dinâmica do espaço.

Alguns exemplos de bares com propostas diferentes são bares esportivos (estratégia já utilizada mas que atrai público em dias fixos), e tap houses (estabelecimentos focados na cultura cervejeira, com torneiras e uma variedade de marcas experimentais). Também é importante pensar em jeitos de variar a programação do seu bar, alternando entre dias de promoção, temáticos etc.

2. Localização
Onde seu bar funciona pode ser um fator decisivo para o público que o vai frequentar. Estar perto de pontos atrativos como zonas empresariais, universidades e locais de lazer ajuda a manter seu empreendimento sempre movimentado.

A proximidade com a concorrência pode, surpreendentemente, ser um ponto positivo para o modelo, já que há a garantia de um público-alvo concentrado.

3. Oficialização
É importante estar a par de todas as leis que envolvem a instalação do seu estabelecimento, sendo ele ou não um bar. Consulte profissionais e autoridades para legalizar seu processo, e se adeque às regras da cidade.

4. Estrutura e identidade visual
A criatividade quanto à temática do projeto também se estende à estrutura interna e externa do seu bar! Existem bares de sucesso com estruturas simples e clássicas, assim como outros que apostam na inovação, para impressionar o público.

Lembre-se também da importância de ajustar a decoração do espaço à identidade visual do estabelecimento, construindo assim uma marca mais forte.

5. Funcionários
Um dos pontos mais prezados por clientes em estabelecimentos de alimentação e bebidas é o atendimento. Seja cuidadoso ao contratar funcionários que vão interagir com seu público, e garanta o bom treinamento dos trabalhadores, já que eles constituem a primeira impressão que os consumidores terão do seu negócio.

Um atendimento interativo, pessoal e claro conta muitos pontos positivos, e cria fidelidade entre seu cliente e pessoal!

6. O cardápio
Bebidas e comida são as peças principais de bares, e devem ser minuciosamente pensadas. A atenção ao seu cardápio deve estar entre as prioridades ao montar esse modelo de negócio, não apenas se baseando em gosto pessoal ou produção lucrativa.

Os detalhes de facilidade de produção, popularidade entre clientes, e inovação devem ser levados em conta ao montar o seu cardápio, que deve ser rotativo, com novidades esporádicas para manter o público interessado.

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