Desde o início do processo de reabertura do setor de alimentação fora do lar em regiões da Europa e Ásia, e posteriormente nas Américas, bares e restaurantes viram a necessidade de soluções criativas de distanciamento social e medidas de segurança como oportunidade para reinventar seus modos de gestão, atendimento e funcionamento.
Mas as adaptações feita para ajustar os estabelecimentos às normas indicadas pela OMS e protocolos dos governos locais não representaram um obstáculo para alguns bares e restaurantes ao redor do mundo, que fizeram da situação difícil uma forma de expressar criatividade e servir de inspiração para outros.
Confira a seguir algumas medidas criativas de distanciamento social exemplificadas por restaurantes e bares nacionais e internacionais!
-
Escudos de acrílico
Vários estabelecimentos de diversos setores já fazem uso de escudos faciais para atendimento de clientes, mas um novo uso do material está sendo usado em alguns lugares para possibilitar o encontro de pessoas que não façam parte do mesmo circulo familiar, evitando o contato físico e dificultando o acesso de ar entre as pessoas.
-
Mini estufas
Uma iniciativa ainda mais inovadora para o bloqueio do ar compartilhado é a construção de estruturas separatórias entre as mesas, como foi feito no restaurante de um centro de artes na Holanda, com mini estufas, que proporcionam ao cliente uma experiência diferente e sofisticada.
-
Preenchendo os espaços
Protocolos exigem que muitos locais operem com metade ou menos da capacidade comum de clientes. Por isso, como alternativa a retirar mesas ou deixar espaços vazios, alguns restaurantes criativos inovaram ao adicionar “companhia” aos clientes que visitam. Como exemplos, um bar em Istanbul, e restaurantes em Paris e Bangkok.
-
Distanciamento
Além do já tradicional modo de funcionamento com bancos marcados e mesas intercaladas, alguns bares e restaurantes aproveitam o momento para deixar a experiência de visitação mais divertida, muitas vezes seguindo o tema do estabelecimento.
Esse foi o caso de um bar nos Estados Unidos, que criou mesas individuais sobre rodas para ser usadas na área externa, assegurando a distância de pelo menos um metro e meio entre as pessoas que transitam no local.
Com a mesma ideia, o Cafe & Konditorei Rothe, na Alemanha, estabeleceu a distância recomendada de uma forma mais simples: Os clientes devem usar um chapéu com boias de piscina enquanto estiverem sentados.
-
Monte seu prato em casa
O delivery viu um crescimento como nunca visto nos últimos meses, e restaurantes que não ofereciam o serviço moldaram-se para atender clientes em casa. Mas opções inovadoras estão em todos os espaços, e com isso estabelecimentos nacionais implementaram um sistema de entrega de comida para cozinhar em casa.
São entregues especiarias, ingredientes e instruções de preparo, além de versões para ser finalizadas em casa. Alguns exemplos de restaurantes que oferecem o serviço são a Antonietta Cucina, The Burger Store e Bucatini, em São Paulo.
FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE!
Quer receber as principais notícias, matérias e atualidades das áreas de hotelaria e alimentação?
Então junte-se a nós no Telegram e Whatsapp, lá iremos compartilhar com você.
Indique o grupo à sua equipe e mantenha-se sempre informado!
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O WHATSAPP
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O TELEGRAM
CONFIRA OS CONTEÚDOS DISPONÍVEIS NO BLOG SOBRE A COVID-19:
Os novos protocolos de limpeza para a hotelaria frente à pandemia da COVID-19.
Mercado Internacional e os Estabelecimentos no Pós Pandemia.
Coronavírus na Hotelaria: O Que Fazer para Driblar os Impactos nas Vendas do seu Hotel?
Em tempos de COVID-19: descubra alimentos que aumentam a imunidade.
O futuro e perspectivas do mercado de cafeterias.
Qual será o perfil do “novo viajante” após a pandemia?
O que muda na arquitetura dos Bares, Restaurantes e Hotéis Pós-Pandemia