É evidente que os hábitos de quase todas as pessoas foram alterados durante o período de pandemia e isolamento social. Uma das categorias mais mudaram foi a de costumes de consumos, e mais precisamente os hábitos relacionados à alimentação.

Com mais tempo em suas mãos e trabalho remoto, muitos investiram na alimentação saudável enquanto em quarentena, apesar da escassez de políticas de conscientização da população durante a fase.

A preocupação com a saúde alimentar pode ter sido provocada pela mudança de rotina e dificuldade de encontrar formas seguras de exercício físico. Além disso, de acordo com o estudo “Impacto Da Covid-19 Em Alimentos e Bebidas No Brasil”, da agência Mintel, 36% dos brasileiros comeram melhor a fim de fortalecer o organismo à ameaça da Covid-19.

Já o consumo de alimentos ultra processados e industrializados cresceu em 7% em 2020, de acordo com estudo do Datafolha. Tal fato pode ser explicado pela facilidade de acesso a tais produtos por todas as camadas sociais, fator importante na escolha de compras durante a pandemia, além do aumento no valor de alimentos considerados saudáveis ou orgânicos. Outra possível causa é a ansiedade, crescentemente presente nos indivíduos em situação de estresse causado pela pandemia.

Ainda segundo o estudo da Mintel, a compra de alimentos e bebidas por meio de canais online se tornou uma necessidade para muitos brasileiros, experienciando um aumento de quase 7%. A digitalização do serviço de food service já era um processo em desenvolvimento, mas o período de lockdown e fechamento de restaurantes catalisou as mudanças que eram esperadas para o restante da década.

Estabelecimentos de alimentação como bares e restaurantes já estão de volta à atividade seguindo os protocolos de segurança sanitária estabelecidos pelos governos locais, e podem aprender com os novos modelos de consumos dos seus clientes que mudaram durante a pandemia, como a implementação de opções saudáveis, e a migração do seu atendimento para meios online como aplicativos de delivery e redes sociais para comunicação remota com seus clientes.

A troca de experiências entre equipes e consumidores leva a conclusões sobre como adaptar seu bar ou restaurante para o perfil do seu cliente, tenha ele mudado durante o período de isolamento social ou não. Canais online podem ser uma ótima opção de espaço para o recebimento de feedback, captação de público e vendas digitais.

FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE!

Quer receber as principais notícias, matérias e atualidades das áreas de hotelaria e alimentação?

Então junte-se a nós no Telegram e Whatsapp, lá iremos compartilhar com você.

Indique o grupo à sua equipe e mantenha-se sempre informado!​​​​​​​
​​​​​​​
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O WHATSAPP

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O TELEGRAM

CONFIRA OS CONTEÚDOS DISPONÍVEIS NO BLOG SOBRE A COVID-19:

Os novos protocolos de limpeza para a hotelaria frente à pandemia da COVID-19. 

Mercado Internacional e os Estabelecimentos no Pós Pandemia.

Coronavírus na Hotelaria: O Que Fazer para Driblar os Impactos nas Vendas do seu Hotel?

Em tempos de COVID-19: descubra alimentos que aumentam a imunidade.

Quais as medidas que as pequenas empresas dos setores de Alimentação e Hospedagem podem tomar para superar a Crise do Covid-19?

O futuro e perspectivas do mercado de cafeterias.

Qual será o perfil do “novo viajante” após a pandemia?

O que muda na arquitetura dos Bares, Restaurantes e Hotéis Pós-Pandemia